Ilha do Sal: Cruz Vermelha promove formação de voluntários para prestação de cuidados aos idosos

 

Espargos, 26 Set (Inforpress) – A Cruz Vermelha de Cabo Verde promove durante três dias na ilha do Sal, uma formação de voluntários para participação na prestação de cuidados aos idosos, enquadrada na celebração do Dia Mundial do Idoso, assinalado a 01 de Outubro.

Sob o signo “Amar o idoso é também promover a sua saúde e o envelhecimento activo”, o evento, promovido pela Cruz Vermelha, decorre de 27 a 29 do corrente mês, num dos hotéis da cidade de Santa Maria.

Para assinalar a efeméride várias iniciativas serão levadas a cabo para a população idosa, nomeadamente palestras, sessões de actividade física, entre outras.

Assim, durante estes dias de trabalho serão prestados vários esclarecimentos nomeadamente sobre o Plano Nacional da Saúde do idoso e envelhecimento activo, Direitos sociais dos idosos, Cuidados disponíveis nas estruturas de saúde, Doenças mais comuns nos idosos, Emergência no domicílio.

Saúde oral, prevenção de quedas, cuidados com a medicação e a adesão terapêutica, alimentação, nutrição da pessoa idosa… são outras temáticas em destaque, alternadas com trabalhos práticos e individuais.

O Dia Internacional do Idoso foi instituído em 1991 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e tem como objectivo sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar a população mais idosa.

A mensagem do dia do idoso é passar mais carinho aos idosos, “muitas vezes” esquecidos pela sociedade e pela família.

SC/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos