Ilha do Sal: Cruz Vermelha local passa a funcionar numa nova sede

Espargos, 08 Mai (Inforpress) – A presidente da Cruz Vermelha no Sal, Ivanilda Paris, anunciou hoje que a instituição local tem outro espaço, permitindo melhor dignidade e condições de trabalho, porque as antigas instalações apresentam sinais de visível degradação.

Ivanilda Paris fez este anúncio com alguma satisfação, em entrevista à Inforpress, no momento em que se celebra o Dia Mundial da Cruz Vermelha, assinalado a 08 de Maio.

Explicou que a nova sede fica alojada num espaço alugado no rés-do-chão do edifício do Sindicato da Indústria, Comércio e Turismo (Sicotur), no Morro Curral, nos Espargos, “completamente” remodelado, cuja inauguração está prevista para breve.

“A nova sede, uma promessa do presidente da Cruz Vermelha de Cabo Verde, Arlindo Carvalho, vai nos permitir melhores condições, desenvolver projectos para melhor resposta às demandas, mas também para instrumentalizar os voluntários… vai permitir a implementação de projectos com maior repercussão, tanto dos voluntários como dos beneficiários”, sublinhou.

“Agora estamos a trabalhar no sentido de especializar cada voluntário mediante a sua vocação, assim vamos tendo dentro do grupo, sectores diferentes e diferentes formas de actuação”, mencionou.

Quanto ao destino que se vai dar aos edifícios da antiga sede, Ivanilda Paris disse que ainda é uma incógnita.

“Por enquanto, vai se mantendo com alguma dinâmica pontual, mas tendo em conta o seu estado de degradação não convém o seu aproveitamento. Entretanto, estamos a ver junto da câmara municipal a possibilidade de aquisição de um terreno para a construção, de raiz, da sede própria da Cruz Vermelha local”, finalizou a responsável.

Este ano sob o lema “Sejamos amáveis”, no Sal as actividades começam este domingo, 08, devendo decorrer durante uma semana, isto é, até o próximo domingo, 15, voltadas para os voluntários, comunidade e beneficiários, idosos e crianças.

Do programa constam uma caminhada ecológica, actividades com idosos, doação de sangue, acções voltadas para a reciclagem dos voluntários a nível dos primeiros socorros e saúde mental, entre outras.

A cada ano, a data de 08 de Maio marca o Dia da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, um dia para celebrar os princípios, valores, história e impacto do Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho.

O Dia da Cruz Vermelha é comemorado neste dia em homenagem à data de nascimento do fundador desta organização humanitária (considerada a maior do mundo), Henry Dunant, em 8 de Maio de 1828, em Genebra, na Suíça.

SC/JMV

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos