Ilha do Sal: Cruz Vermelha assinala data da fundação com um leque de actividades de solidariedade e ajuda humanitária

Espargos, 07 Mai (Inforpress) – A Cruz Vermelha, na ilha do Sal, celebra o Dia Internacional da Cruz Vermelha, assinalado a 08 de Maio, com um leque de actividades de solidariedade e ajuda humanitária, com foco também no entretenimento da terceira idade.

Solidariedade e a ajuda humanitária são as duas das características “mais marcantes” da Cruz Vermelha, e estribado nestes valores, a presidente do conselho local, Ivanilda Paris, disse que a organização local vai promover uma semana de actividades para marcar a efeméride, sustentado nesses princípios, associando o útil ao agradável.

Este ano sob o lema “Sejamos amáveis”, as actividades começam este domingo, 08, devendo decorrer durante uma semana, isto é, até o próximo domingo, 15, voltadas para os voluntários, comunidade e beneficiários, idosos e crianças.

Do programa constam uma caminhada ecológica, actividades com idosos, doação de sangue, acções voltadas para a reciclagem dos voluntários a nível dos primeiros socorros e saúde mental, entre outras.

Há quase três anos a liderar a Cruz Vermelha local, Ivanilda Paris confessa que foram vários os desafios, quanto mais não seja num contexto de pandemia da covid-19, a nível mundial, e que “fez parar” a própria ilha.

“Esses desafios no meio da pandemia levaram-nos a repensar a estratégia de actuação. Tivemos várias frentes de actuações, entre as quais formação e capacitação necessária dos voluntários, tendo em conta toda a demanda que íamos tendo a vários níveis, além de assistencialismos ou doação de cestas básicas”, explicou.

Ivanilda Paris concluiu, anunciando, com alguma satisfação, que a Cruz Vermelha já tem um outro espaço permitindo melhor dignidade e condições de trabalho, porque o centro que se vinha utilizando apresenta sinais de degradação.

O Dia da Cruz Vermelha é comemorado neste dia em homenagem à data de nascimento do fundador desta organização humanitária (considerada a maior do mundo), Henry Dunant, em 8 de Maio de 1828, em Genebra, na Suíça.

SC/JMV
Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos