Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Ilha do Sal: Correios de Cabo Verde inauguram Entreposto Postal Aéreo

Espargos, 14 Dez (Inforpress) – Os Correios de Cabo Verde inauguraram hoje o Entreposto Postal Aéreo, na ilha do Sal, cujo acto teve lugar no Terminal de Cargas do Aeroporto Internacional Amílcar Cabral, onde foi instalado.

Em representação do Governo, Francisco Martins, director nacional do Turismo, reconheceu que a inovação do serviço faz com que a eficiência criada possibilite a entrega de “todas as encomendas em “tempo recorde e de forma mais directa”.

Além disso, acrescentou, que esta dinâmica vai permitir, também, a criação de novos postos de trabalho.

Por sua vez, o presidente do conselho de administração dos Correios de Cabo Verde, Isidoro Gomes, disse que com a implementação deste novo serviço, a empresa pretende aproveitar as oportunidades que existem entre África, Europa e as Américas, relativamente ao tráfego de cargas postais e de transporte de cargas.

“Um dos principais objectivos deste novo serviço é facilitar e acelerar a conexão a nível interno, ou seja, receber e entregar, de forma rápida, os serviços postais nas ilhas da Boa Vista, São Vicente e Praia”, frisou.

Face à possível morosidade na entrega das encomendas, Isidoro Gomes adiantou que os Correios de Cabo Verde têm acordos estabelecidos com as duas companhias aéreas a operar inter-ilhas neste momento, no sentido de “facilitar” a entrega das encomendas da empresa.

“Mas os passageiros têm prioridade em transportar as suas cargas. Daí que, a empresa pretende estabelecer acordos com a Cabo Verde Inter-ilhas para criar alternativa de transporte das encomendas, mais a nível marítimo do que aéreo”, explicou.

Uma nota de imprensa enviada à Inforpress refere que o tráfego postal vem crescendo de forma exponencial desde 2016, com um crescimento na ordem de 52,7% em 2018 comparativamente ao ano anterior, justificado em grande parte pelo aumento do correio internacional recebido, na ordem dos 114%.

A mesma fonte explica que este aumento é devido, sobretudo, ao fenómeno e-commerce, que representa uma “proporção vantajosa” em termos de tráfego, comparado aos demais serviços postais.

Estima-se que até 2020, cerca de 940 milhões de compradores on-line vão gastar cerca de 1.000 bilhões para transações electrónicas (relatório Globalização Digital).

Acredita-se que com o Entreposto Postal em “pleno funcionamento”, vai ser garantida a celeridade no processo de recepção, tratamento, encaminhamento e entrega de todos os objectos postais da ilha e reduzir o tempo de verificação aduaneira uma vez que os serviços das alfândegas serão garantidos no local.

Nesta medida, objectiva-se, assim, dar resposta e acompanhar a demanda crescente do tráfego do correio, gerar ganhos de qualidade nas vertentes rapidez e segurança, e melhorar a performance operacional da ilha do Sal.

CF/SC/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos