Ilha do Sal: Conselheiro matrimonial observa lutas familiares e lamenta fim de casamentos por causa das crises na relação (c/áudio)

Espargos, 24 Mai (Inforpress) – O conselheiro matrimonial Silvino Medina considerou hoje, no Sal, que a família sempre teve as suas lutas e desafios, lamentando o facto de muitos casamentos terminarem devido às crises e exorta-as a encontrarem orientação e sabedoria em Deus.

Actualmente reformado, a desempenhar a missão de conselheiro matrimonial, acompanhado da esposa Risolinda, o pastor nazareno Silvino Medina contou, em entrevista à Inforpress, que continua com a mesma tarefa que Deus, um dia, colocou no seu coração, que é, conforme sublinhou, de anunciar as boas novas através do relacionamento vertical e horizontal, de apoio às congregações nazarenas e não só.

“Eu e a Risolinda temos um projecto familiar saudável e inclusivo, não deixar ninguém para trás. Estamos numa aposentadoria activa”, enfatizou, esclarecendo que esse projecto vem dar resposta a uma necessidade na sociedade actual, no sentido de ajudar as pessoas com a “Escola da Família” nas diferentes comunidades da ilha, desde Santa Maria, Pedra de Lume, Palmeira e Espargos.

“Mas também ajudar os que estão querendo formar família, dar os primeiros passos no sentido de formar família, serem aconselhados, também ajudar os casais que já têm família constituída, em situação de crise matrimonial, pessoal ou conjugal e ajudar-lhes a ultrapassá-la”, assinalou o pastor evangélico, que escolheu a ilha do Sal, onde pastoreou largos anos, para vir viver novamente.

Enquanto pastor aposentado, agora mais dedicado às questões familiares, Silvino Medina manifestou que Deus tem investido nele, recebendo orientações para ajudar as famílias e os casais, em diferentes aspectos do relacionamento.

Casado há 42 anos, pai de cinco filhos, o primeiro com 38 anos, a mais pequena com 18, e com dois netos, Silvino Medina disse ter experiência acumulada suficiente que lhe permite desempenhar a missão de conselheiro matrimonial, mediante a orientação de Deus.

Considerando que se existe tarefa difícil, essa tarefa é mesmo manter um casamento saudável e feliz por muito tempo, analisando ao mesmo tempo a família, neste caso cabo-verdiana, a mesma fonte compreende que estamos a viver numa sociedade egoísta, com muitas solicitações em relação às regras sociais, por exemplo.

“Estamos vivendo uma nova era, não no sentido literal do termo, em que temos de encontrar orientação, direcção e sabedoria de Deus para saber actualizar e estar mais atentos e vincular os valores e princípios de acordo com a nova conjuntura”, exteriorizou, admitindo que a família, a nível mundial e ao longo da história, sempre teve as suas lutas e desafios.

Considerando que a rotina, o conflito de interesses, ou até formas de ver a vida diferentes, são os aspectos mais referidos para os problemas dentro de um relacionamento, Silvino Medina advertiu que quando o casal se deixa levar por estes problemas, o divórcio acaba por ser a única saída, porém, não tem de ser assim, conforme enfatizou.

“Nós temos, na Bíblia, famílias cristãs com enormes desafios. A família sempre teve os seus desafios, resta pedir a sabedoria de Deus para contornar esses desafios, encarar as situações e tentar resolvê-las com a ajuda de Deus”, reiterou o pastor.

Conselheiro matrimonial é a pessoa que ajuda casais a resolverem problemas na relação, uma vez que muitas famílias sofrem com as discussões de casais e muitos casamentos também terminam por causa disso, daí que os conselheiros matrimoniais podem ajudar os casais a ultrapassarem as crises, a resolverem os seus problemas e a sentirem-se “mais felizes” no casamento.

SC/HF

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos