Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Ilha do Sal: Conferência Ministerial sobre turismo e transporte aéreo em África propõe oito temas para reflexão e debate

Santa Maria, 26 Mar (Inforpress) – A I Conferência Ministerial sobre turismo e transportes aéreo em África, a realizar-se esta quarta-feira e durante três dias na ilha do Sal, propõe um conjunto de oito temas para reflexão e debate, a volta da temática.

A I Conferência Ministerial da Organização Mundial do Turismo (OMT) e da Aviação Civil Internacional (OACI/ICAO), onde se propõe analisar os desafios e oportunidades que fomentam o desenvolvimento do turismo e transportes aéreos em África comporta oito sessões de trabalho, entre revisão do projecto de Declaração Ministerial e Plano de Acção de Cabo Verde.

Antes da abertura oficial do evento, presidido pelo Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, que acontece quinta-feira, alguns temas estarão em apreço, na reunião preparatória, desta quarta-feira, nomeadamente “Transporte Aéreo e Políticas de Turismo: convergência regulatória para maximizar e equilibrar seus benefícios”.

Conectividade e viagens sem interrupções: melhores práticas para atender turistas e passageiros; Financiamento e Financiamento para o Desenvolvimento: medidas pragmáticas para construir um clima de investimento transparente, estável e previsível; Facilitação de viagens: facilitando a facilitação de vistos para apoiar o crescimento económico, são também temas agendados para reflexão no primeiro dia de trabalhos.

Já no segundo dia, depois da abertura oficial do evento que congrega pela primeira vez, ministros dos Transportes Aéreos e Aviação Civil, e ministros do Turismo de todo o continente africano, altos dirigentes e especialistas na matéria, dessas duas agências das Nações Unidas, agenda-se “Discussão em painel interativo de alto nível”, Revisão e finalização da Declaração Ministerial e do Plano de Acção de Cabo Verde.

Posto isto, far-se-á a leitura da Declaração Ministerial e do Plano de Acção de Cabo Verde seguida da respectiva aprovação e adopção.

Com esse ponto fica concluído a I Conferência Ministerial sobre Turismo e Transporte aéreo em África, devendo o encerramento dos trabalhos ser testemunhado pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva.

No final os participantes terão um momento de descontração mediante programa cultural, e visita a alguns pontos turísticos da ilha, preparado para o efeito, sem deixar de lado a praxe da foto de família, para a posteridade.

O evento organizado pela Organização da Aviação Civil Internacional (OACI/ICAO) e a Organização Mundial do Turismo (OMT/UNWTO), em parceria com Governo de Cabo Verde, decorrerá de 27 a 29 do corrente mês, num dos hotéis da cidade de Santa Maria.

“Trata-se ainda de uma oportunidade ímpar para demonstrar a capacidade de Cabo Verde para organizar e ser anfitrião de eventos de alto nível internacional, mas, sobretudo, valorizando os nossos ganhos e mais-valias competitivas em sectores-chaves da economia nacional como sejam o Transporte Aéreo e o Turismo, criando sinergias e potenciando vantagens comparativas da posição geoestratégica e da geopolítica do país como plataforma logística internacional no Atlântico médio”, refere uma nota sobre o evento.

SC/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos