Ilha do Sal: Cine ASA acolhe mais uma gala em memória à pianista Tututa Évora

Espargos, 26 Jan (Inforpress) – O Cine ASA, na ilha do Sal, acolhe este domingo, mais uma gala em memória à pianista Tututa Évora, para lembrar 06 e 26 de Janeiro datas, respectivamente, do nascimento e falecimento da pianista.

Para assinalar Janeiro, mês de Dona Tututa ou Epifania de Freitas Silva Ramos Évora, nome de baptismo, que este ano completa quatro anos de seu passamento, à semelhança dos anos anteriores, a direcção da Escola de Artes Tututa promove um leque de actividades como forma de recordar a artista, mas sobretudo de perpetuar o legado musical e artístico da pianista.

Associando, desta vez, as celebrações a um outro grande nome da música de Cabo Verde – o guitarrista Luís Rendall, que tal como Dona Tututa viveu grande parte da sua vida na ilha do Sal, o programa que abarca concertos, debates e outras atividades, arranca hoje à tarde com concerto de abertura a ter lugar nas instalações da Escola de Arte Tututa, com a participação de monitores, alunos e pianistas locais.

O coordenador, Fábio Gomes, que gostaria de ver a Escola de Arte Tututa transformada numa das melhores escolas de música do país, disse que é sempre um prazer relembrar todo o ano a memória de Dona Tututa.

“Não só relembrar a memória mas também criar projectos onde as pessoas possam ter Dona Tututa como exemplo e referência, a nível musical”, enfatizou.

As actividades para recordar Dona Tututa culminam este domingo com a gala musical a no Cine ASA, em Espargos.

Inaugurado em Setembro de 2006, ao longo destes 11 anos de existência, centenas de alunos já passaram pela Escola Tututa, onde os ganhos no domínio da formação artística são inegáveis, porém encara muitos desafios, a começar pela própria estruturada escola.

“Temos uma estrutura que não está capacitada para receber vários alunos – por ano recebe mais de uma centena de alunos -, por isso queremos conseguir um projecto juntamente com parceiros, visando financiamento para a criação de uma nova escola, aqui ou noutro espaço, permitindo capacidade para maior número de alunos e cursos artísticos”, manifestou Fábio Gomes.

“Queremos que a escola Tututa venha a passar também a formar profissionais da música”, finalizou.

SC/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos