Ilha do Sal: Cidade de Santa Maria aguarda “presença massiva” para serenata de apoio à morna

Espargos, 18 Out. (inforpress) – A cidade de Santa Maria, na ilha do Sal, aguarda na tarde de hoje, uma “presença massiva” de residentes, visitantes e turistas para a realização da serenata de apoio à morna, candidata a Património Imaterial da Humanidade.

A iniciativa, lançada pelo Ministério da Cultura, envolve todos os concelhos do país, para homenagear a morna, candidata a Património Imaterial da Humanidade, e a data de nascimento de Eugénio Tavares, no âmbito das celebrações do Dia Nacional da Cultura, assinalado hoje.

No Sal, para cantar e interpretar várias canções deste género musical cabo-verdiano, a actividade prevê contar com a presença de “muitos” músicos, conforme o director da Cultura da Câmara Municipal, Irineu Almeida.

“Aguardamos uma presença massiva de pessoas, tanto residentes, visitantes e turistas. Se pudermos contar com 40 músicos além de populares… ficaremos contentes. É um contributo que nós todos poderemos dar para a candidatura da morna a Património Imaterial da Humanidade”, manifestou.

O responsável informou que a serenata, com concentração às 17:30 na Delegação Municipal em Santa Maria, está prevista para arrancar às 18:00, onde cada participante vai ostentar uma t-shirt, partindo em direcção à pedonal, devendo o percurso de duas horas de morna terminar na área onde está o busto de Vanquier.

Irineu Almeida aguça o apetite, anunciando que no final da caminhada de duas horas de morna, toda a gente vai ter direito a uma “boa” canja para repor as energias.

“Durante duas horas vamos homenagear a morna. A actividade é aberta a todas as pessoas que queiram cantar e tocar morna. Vamos ter alunos da CEMAM, a Banda Municipal, turistas (…)”, referiu.

“Temos uma lista de morna compilada numa brochura, que vai ser distribuída aos presentes para poderem acompanhar as melodias”, concretizou.

O evento, que decorrerá sob lema “Cultura no Coração das Ilhas: Serenata Cabo Verde”, constitui, igualmente, uma oportunidade para prestar homenagem a figuras cabo-verdianas que cantaram, compuseram e tocaram a morna.

SC/ZS

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos