Espargos, 08 Mai. (Inforpress) – A vereadora de Administração, Finanças e Património, Turismo e Desenvolvimento Económico, da Câmara Municipal do Sal, Carla Carvalhal, considerou hoje que a certificação da instituição como Utilizador Eficaz da CAF é um “grande passo” no sentido da modernização.
“Um grande passo no sentido da modernização da administração pública, local neste caso, e da proximidade desse relacionamento entre o município e o cidadão”, manifestou, hoje quando abordada sobre a importância desta distinção.
Carla Carvalhal explicou que se trata de um processo longo, que veio a culminar com essa certificação.
Porém, considerou que mais importante é manter essa certificação, que tem a ver, conforme disse, com os princípios da “qualidade total” que a Câmara Municipal implementou nos seus serviços.
“Portanto, não só nos serviços administrativos, mas também em todos os serviços da Câmara Municipal. E isso só foi possível com o esforço e a colaboração de todos os seus colaboradores, e de toda a equipa camarária”, sublinhou.
Para manter essa certificação, a responsável camarária pela área de Administração, Finanças e Património, Turismo e Desenvolvimento Económico insistiu que a melhoria deverá ser contínua, a todos os níveis, designadamente o relacionamento com o munícipe, a resposta aos munícipes, o melhoramento dos procedimentos, entre outros aspectos “importantes” de melhoria contínua.
A CAF é um modelo autoavaliação da Qualidade desenvolvida pela União Europeia, como fruto da evolução do Modelo EFQM (European Foundation for Quality Management), visando medir o desempenho na Administração Publica, através do qual uma organização procede a um diagnóstico das suas actividades e resultados com base em evidências.
Financiado pela União Europeia (UE), até Julho de 2020, o projecto CAF visa dotar os dirigentes de instrumentos de gestão por objectivos e melhorar o ambiente de negócios através da introdução de uma “cultura de excelência” e qualidade nas instituições da Administração Pública, que prestam serviços aos cidadãos e às empresas.
SC/JMV
Inforpress/Fim