Ilha do Sal: “Casa dos Avós” reabre as portas com almoço de Natal para 60 idosos

Espargos, 15 Dez (Inforpress) – A “Casa dos Avós”, na ilha do Sal, reabre as portas esta sexta-feira, com um almoço de Natal para 60 idosos, de Espargos e Pedra de Lume, promovido pela autarquia.

Após algum tempo encerrada, depois de inaugurada, devido à pandemia, “A Casa dos Avós “- Lar de Idosos, em Morro Curral, vai abrir as portas para acolher os idosos que frequentavam o Centro de Dia da Cruz Vermelha, em Ribeira-Funda.

Este ano, segundo um comunicado da edilidade, devido à situação sanitária provocada pela covid-19, os almoços convívios organizados anualmente pela Câmara Municipal do Sal, dirigidos à terceira idade serão descentralizados, reunindo idosos da ilha em diferentes espaços e na localidade de respectivas residências.

Assim, os idosos da Palmeira tiveram hoje o seu convívio no recinto do restaurante “Clube da Palmeira”, esta quinta-feira será a vez dos idosos da cidade de Santa Maria, no espaço da Escola de Hotelaria e Turismo, Mercado Municipal e na sexta-feira os 60 idosos de Espargos e Pedra de Lume, na “Casa dos Avós”.

Após o almoço de celebração do Natal, a “Casa dos Avós”, com capacidade para responder às necessidades de 25 idosos, segundo o documento, vai manter-se aberta, funcionando como Centro de Dia, de segunda a sexta-feira, das 09:00 às 15:00.

Neste período de tempo, os “avós” terão actividades lúdicas, de lazer e recreação, acompanhamento médico e de fisioterapia, acompanhamento psicológico   e ainda   duas refeições diárias.

O espaço irá funcionar com duas técnicas sociais, sendo uma responsável pelo recinto, uma cozinheira e um para o serviço-geral.

No futuro, lê-se no documento, a “Casa dos Avós” terá também uma valência de lar e acolherá, em regime de permanência, doze idosos internos, que estejam em situação de isolamento ou de vulnerabilidade social.

A “Casa dos Avós” dispõe de três quartos com capacidade para albergar quatro camas cada, um consultório médico, quatro casas de banho, uma cozinha equipada e um espaço de convívio.

SC/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos