Ilha do Sal: Câmara arranca com obras de reabilitação e melhoramento das estradas dentro de dias

Espargos, 29 Out (Inforpress) – As obras de reabilitação e melhoramento das estradas, no Sal, vão arrancar dentro de dias, um projecto do Governo orçado em 52 mil contos, consignadas à empresa Enlevo, no quadro de um concurso público.

Trata-se de um empreendimento de grande vulto e de vital importância para o município, cuja assinatura do contrato de consignação entre as Estradas de Cabo Verde e o Serviço de Manutenção Corrente de Estradas (SEMAC) teve lugar na quarta-feira, num acto testemunhado pelo edil Júlio Lopes.

Em causa, estão, sobretudo, as vias que ligam a cidade dos Espargos à cidade de Santa Maria, Espargos à vila da Palmeira, Espargos à localidade de Pedra de Lume, e a estrada da Avenida dos Hotéis, também na cidade de Santa Maria.

Nos próximos dias, estas estradas nacionais da ilha vão ser alvo de uma “profunda” intervenção, que para além da reabilitação ficará garantida a sua manutenção corrente, durante dois anos, conforme acordo de consignação entre a Estradas de Cabo Verde e a SEMAC.

“É um projecto importante e necessário que, de facto, a população da ilha do Sal já vinha reclamando, sobretudo as pessoas que utilizam viaturas, dado ao mau estado de algumas estradas nesta ilha”, admitiu Júlio Lopes, sublinhando que a requalificação das vias permitirá mais segurança e bem-estar dos munícipes, turistas e visitantes.

Por outro lado, acredita-se que a conclusão das obras irá reduzir os custos de manutenção dos veículos automóveis, cujos danos são maioritariamente provocados pela degradação da rede viária, conforme queixas dos condutores.

Das obras de requalificação destacam-se a asfaltagem da semi-pedonal da Rua Toy Pedro, que, segundo Júlio Lopes, vai alterar “completamente” a fisionomia e a estética do centro histórico da cidade dos Espargos, modernizando-o e dotando-o de mais valências e factores de atractividade e competitividade, no quadro do programa municipal “Cidades Saudáveis”.

A realização desta empreitada estará a cargo da empresa Armando Cunha que vai adornar a área com calçada artística, melhorar a iluminação pública, substituir os cabos aéreos por cabos subterrâneos, entre outras inovações urbanísticas.

Júlio Lopes avançou, que uma vez concluídas as obras, a Rua de Toy Pedro só funcionará como Pedonal, de segunda a sexta-feira, a partir das 18:00, nos fins-de-semana e feriados.

SC/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos