Espargos, 17 Jun (Inforpress) – O programa “Bootcamp Viveiro Empreendedor”, promovido pela Câmara Municipal do Sal, conduziu 250 finalistas à fase de formação, cujo encerramento da denominada “Semana de Boas Vindas” e de enquadramento do formato das formações teve lugar hoje.
O programa “Bootcamp Viveiro Empreendedor” que tem como propósito o empoderamento dos jovens, destinado a projectos individuais ou equipas que queiram testar e validar o modelo de negócio da sua ideia, contou com mais de 600 inscrições das quais 250 foram seleccionadas.
Lançado em Março do ano em curso, passado a fase de inscrições, que correu “muito bem”, conforme a coordenadora do projecto, Ânia Évora Pina, avança-se agora com a organização das turmas para se dar início ao “Bootcamp Viveiro Empreendedor”, cujas formações prolongam-se até ao mês de Setembro.
Para o encerramento da “Semana de Boas Vindas”, tendo em conta o número de selecionados, o grupo foi dividido em dois, Espargos e Santa Maria, em espaços que permitam cumprir com as normas de segurança da actual conjuntura.
Em Santa Maria, a actividade terá lugar esta sexta-feira, a partir das 17:00 num dos hotéis da cidade turística.
“Chegamos hoje ao fim registando um comportamento espectacular dos formandos, que cumpriram com as regras de segurança”, frisou Ânia Évora Pina.
A formação propriamente dita começa já no dia 21 de Junho, devendo terminar em Setembro.
O programa conta com formações diversas e aborda “temas relevantes” para a construção de um modelo de negócio, tais como contextualização das ideias e desafios do empreendedor, segmentação de clientes e proposta de valor, como realizar um ‘pitch’ e validar o modelo de negócio, construir uma estratégia de implementação do negócio e formas de explorar as oportunidades.
A partir desta fase, segundo Ânia Évora Pina, haverá uma primeira triagem dos cem melhores e destes sairão os trinta premiados com a bolsa de 200 mil escudos cada, “não reembolsáveis”, devendo beneficiar, também, de uma consultoria/mentoria individualizada para os apoiar na implementação dos seus negócios.
O “Bootcamp Viveiro Empreendedor” vai ajudar os empreendedores salenses nas diversas fases do processo de criação e desenvolvimento de novos negócios, promoção de emprego e fontes de rendimento, apoio à criatividade e ao empreendedorismo, entre formações diversas.
O programa conta com a parceria da Pro Empresa e das associações comunitárias, e é financiado pelo Fundo de Descentralização de Cabo Verde, através da embaixada do Grão-Ducado do Luxemburgo em Cabo Verde e do PNUD.
SC/HF
Inforpress/Fim