Ilha do Sal: Autarquia promove encontro de reflexão com comunidade imigrante residente

Espargos, 17 Dez (Inforpress) – A Câmara Municipal do Sal promove, esta sexta-feira, um encontro de reflexão com a comunidade imigrante residente na ilha para marcar o Dia Internacional dos Migrantes, assinalado a 18 de Dezembro.

Considerando a eleição do novo executivo camarário, a edilidade entendeu agendar este encontro de reflexão para assinalar a efeméride e estreitar relações com a comunidade imigrante residente na ilha, na sua maioria da costa ocidental africana.

Neste encontro, segundo a directora do Gabinete de Relações Públicas e Imagem, Vera Lúcia Reis, vai-se fazer a apresentação da nova vereação com a tutela da pasta da Imigração, além de se debruçar sobre vários outros pontos de interesse para esta classe da sociedade salense.

Anúncio de actividades que constam do programa de governação local para a integração social dos imigrantes na sociedade salense, recolha de subsídios, sugestões de actividades, projectos e acções que deverão ser desenvolvidas pela edilidade em parceria com as associações de imigrantes, visando a melhoria da sua qualidade de vida, e integração e bem-estar na ilha, são as matérias que estarão em análise.

Aproveitando o momento de celebração do dia dedicado ao imigrante, no final do encontro haverá um cocktail convívio nos Paços do Concelho, onde irá decorrer, também, o encontro.

A 18 de Dezembro, celebra-se o dia Internacional dos Migrantes, uma data em que se reflecte as temáticas e problemáticas relacionadas aos fenómenos migratórios no mundo, bem como equacionar as melhores formas de resolver as dificuldades, barreiras e constrangimentos.

Instituída no ano 2000 por meio de uma resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas, a data celebra a contribuição das pessoas migrantes às sociedades de origem e de destino e visa estimular a reflexão sobre seus direitos.

O fenómeno da migração vem crescendo em todo o mundo. Segundo a ONU, existem actualmente 272 milhões de pessoas reconstruindo suas vidas longe de suas origens.

São indivíduos, famílias ou grupos que atravessam países, regiões e continentes, levando consigo oportunidades e desafios relativos ao desenvolvimento e à sua integração local.

SC/DR

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos