Ilha do Sal: Autarquia promove conferência sobre comportamento organizacional e social na actualidade

Espargos, 21 Mai (Inforpress) – A Câmara Municipal do Sal promove quinta-feira, 29, uma conferência sobre comportamento organizacional e social na actualidade, visando despertar a atenção das pessoas em relação aos comportamentos de risco no local de trabalho e no meio social.

O evento, que conta com a parceria do Núcleo PsicoSal, grupo constituído por psicólogos da ilha do Sal, vai decorrer no Salão Nobre dos Paços do Concelho, incidindo sobre quatro painéis.

Para a psicóloga da Câmara Municipal do Sal Deisy Gonçalves trata-se de uma reflexão “muito importante”, já que, actualmente, com o mercado de trabalho “cada vez mais competitivo e o mundo globalizado”, tornam-se “visíveis” as várias problemáticas advindas deste cenário que, conforme disse, “paulatinamente” vem afectando os trabalhadores na valência laboral, social bem como na psicológica.

“O comportamento organizacional tem como objectivo estudar as atitudes que indivíduos, grupos e a estrutura têm dentro das organizações para utilizar este conhecimento sobre as pessoas e melhorar seu comportamento, e assim buscar atingir com eficácia as metas da organização”, explicou a mesma fonte.

Assim, durante este dia de trabalho, vão estar em reflexão vários temas, nomeadamente “Violência baseada no género e feminicídio”, orientado pela advogada Wanderleya Nascimento, que tem como moderadora Zandira Brito, psicóloga clínica e saúde e técnica psicossocial no centro de apoio às vítimas de Violência Baseada no Género (VBG).

“Assédio moral e sexual no ambiente de trabalho”, que tem como conferencista José Eduardo Lopes, psicólogo do trabalho e das organizações, moderado por Risolene Benholiel, delegada da Direcção Geral do Trabalho, “Suicídio em Cabo Verde”, orientado por Ravlino Medina, psicólogo clínico e saúde, tendo Carlos Brito, psicólogo clínico e saúde, como moderador, são outros painéis em ponderação.

Os trabalhos serão concluídos com o debate do tema “A influência das redes sociais e suas implicações na vida dos adolescentes/jovens”, conduzido pela psicóloga social Sara Rocha, num painel moderado pela socióloga Maria da Luz.

SC/AA

Inforpress/Fim

 

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos