Espargos, 29 Mai (Inforpress) – A Associação Regional de Karaté da ilha do Sal (ARKIS) prepara espectáculo com a realização do Campeonato Regional Karaté e Open – Sal 2023, a ter lugar nos dias 03 e 04 de Junho, no Polidesportivo de Espargos.
Este ano, com a realização de um Open Sal para atletas entre os 14 e 20 anos, contando com a participação de escolas de outras ilhas, o foco principal das actividades, conforme uma nota da organização, é incentivar e promover a prática da modalidade de karaté, reforçando os valores da mesma dentro e fora do tatame no dia-a-dia, para uma melhor sociedade.
Nesta medida, segundo a mesma fonte, as cinco máximas normas de Dojo – Dojo Kun, baseiam-se em buscar o aperfeiçoamento do seu carácter, ser fiel e proteger o caminho da verdade, nutrir o espírito do esforço, respeitar os outros e as regras de etiqueta, e conter o comportamento agressivo.
O campeonato contará com diferentes categorias, nomeadamente individual pré-infantil, infantil, iniciados, cadetes, júnior, sénior e parakarate; grupo: equipa Santa Maria x equipa Espargos.
No Open Sal pretende-se exibir um misto de atletas em competição, com a participação de escolas de Santo Antão, Boa Vista, Santiago e Fogo.
A nota de imprensa refere ainda que para prestigiar a actividade, o espectáculo deverá contar com “grandes” nomes do karaté a nível internacional, designadamente senseis Allioune Diack, Mamadou Cisse, de Senegal e Nuno Dias, de Portugal, para partilharem os seus conhecimentos com os atletas, árbitros e senseis filiados na ARKIS.
Além destes, o show de karaté será igualmente presenciado por mais dois árbitros nacionais da Federação Cabo-verdiana de Karaté, provenientes de Santo Antão e Fogo, Nelson Lima e Mário Lopes, respectivamente, sendo este último presidente da Comissão de Arbitragem da Federação Cabo-verdiana de Karaté, bem como o presidente do Conselho Técnico da FCK, Dionísio Conceição.
A actividade que irá movimentar a ilha durante dois dias terá transmissão live na rede social Facebook, na página da Associação Regional de Karaté da Ilha do Sal e na TCSM TV (televisão regional).
SC/CP
Inforpress/Fim