Ilha do Sal: Associação “Bafatá XXI” assinala Dia dos Heróis com marcha e deposição de coroa de flores na Estátua Amílcar Cabral

Espargos, 18 Jan  (Inforpress) – A delegação regional da Associação de Guineenses, denominada “Bafatá XXI”, no Sal, assinala o Dia dos Heróis, 20 de Janeiro, com marcha e deposição de coroa de flores na Estátua Amílcar Cabral, no Aeroporto que leva o mesmo nome.

Com sede na Cidade da Praia, a Associação dos filhos e Amigos para o Desenvolvimento da Região de Bafatá (Guiné Bissau), “Bafatá XXI”, estende os seus tentáculos para a realização desta marcha, para assinalar o dia 20 de Janeiro, Dia dos Heróis Nacionais, em que no Sal partirá da rotunda da Enacol, nos Espargos, em direcção ao Aeroporto Amílcar Cabral.

Por outro lado, a Câmara Municipal do Sal, no âmbito da programação da Semana da República, escolhe também a efeméride para levar a cabo uma série de actividades, nomeadamente lançamento de primeira pedra para construção de parques fitness, parque infantil, requalificação de zonas, entrega de moradias, entre outras coisas.

O Dia dos Heróis Nacionais, 20 de Janeiro, assinala o aniversário da morte de Amílcar Cabral e presta homenagem aos que lutaram pela independência do país.

A 20 de Janeiro de 1973, o fundador do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde, Amílcar Cabral, foi assassinado na Guiné-Conacri.

Há quem defenda que em Cabo Verde há que se trazer, obrigatoriamente à ribalta, o pensamento, a obra e o exemplo de Cabral para que sirva de inspiração aos jovens.

Pessoas mais idóneas, que viveram o antes e o depois da independência, também defendem que há que despertar na nova geração, aos jovens na ilha do Sal, e não só, a importância da luta de libertação de forma a preservar a história e o legado de Amílcar Cabral.

SC/JMV

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos