Espargos, 02 Out (Inforpress) – A Associação Regional de Futebol do Sal (ARFS), fomentou hoje uma sessão pública sobre “Mídia Training”, para despertar nos dirigentes e técnicos desportivos, a necessidade de comunicar bem, ministrada pelo jornalista e apresentador de televisão português Rui Almeida.
A actividade, que teve lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho, foi realizada no âmbito do intercâmbio dos jogos escalão Sub-15, entre Sal e Ponta Delgada, Açores, Portugal, que tem início esta tarde.
Juntando-se o útil ao agradável, aproveitou-se as experiências em várias matérias de alguns profissionais, dentro do staf da delegação açoriana, como Rui Almeida, também vice-presidente da Associação de Futebol de Ponta Delgada.
Segundo o presidente da ARFS, Albino Lopes, esta acção com uma duração de três horas teve como finalidade melhorar a capacidade de comunicação e a imagem das instituições quer da associação quer dos clubes.
“Para quando um dirigente prestar declarações na comunicação social, ser claro, conciso e concreto, passar uma mensagem organizada e cativante para que as pessoas possam aderir mais ao desporto”, enfatizou o dirigente desportivo.
Apesar da pouca assistência, Albino Lopes disse que não foi perda de tempo para quem esteve presente, antes pelo contrário.
“Ganhou alguma experiência para melhorar cada vez mais a sua comunicação no âmbito do futebol, quiçá noutras matérias. Valeu a pena”, considerou.
Já o jornalista e apresentador de televisão Rui Almeida começou por explicar que compreende-se por“média training” tudo aquilo que envolve as relações, dos treinadores, dos dirigentes, jogadores, até dos árbitros com a comunicação social, a qual nem sempre, conforme frisou, é muito pacífica.
“Mídia training traz-nos ferramentas, às vezes muito simples, e que utilizadas no momento certo, nos permite perceber, por exemplo, o que é que o jornalista efectivamente pretende, se temos no jornalista um amigo ou um inimigo, entre outros aspectos, para lá de que o mídia training nos ensina a trabalhar nas organizações”, esclareceu, concretizando que a comunicação interna das empresas, das estruturas, instituições, das câmaras municipais é “extremamente importante”.
“Com uma boa comunicação interna é que nós conseguimos passar uma boa mensagem para o exterior. Ora, o ‘mídia training’ dá-nos ferramentas, truques, mais estratégias para podermos abordar da melhor maneira a necessidade de comunicar bem. E o ‘mídia training’ ajuda-nos a compreender esse fenómeno e a actuar”, sublinhou.
Na segunda-feira, à tarde, haverá outra sessão pública, desta vez sobre “Desporto uma escola para a vida” para atletas femininas, a ser ministrada pela vice-presidente da Associação de Futebol de Ponta Delgada, Fernanda Borba, atleta de alta competição.
SC/CP
Inforpress/Fim