Espargos, 03 Mai (Inforpress) – A empresa Airways Aviation vai disponibilizar oferta educativa no domínio da Aeronáutica, cujo memorando de entendimento foi rubricado hoje com a Universidade Técnica do Atlântico (UTA), no âmbito da criação do Instituto de Aeronáutica e Turismo, no Sal.
A assinatura do memorando vem na sequência de um convite feito pelo ministro do Turismo e Transportes, Carlos Santos, ao CEO da Airways Aviation, Hawatt Romy, para uma visita de dois dias a Cabo Verde com o propósito de conhecer o País e discutir com as autoridades uma eventual parceria entre as duas instituições.
Segundo o reitor da UTA, João do Monte Duarte, trata-se de um primeiro passo para a implementação de diferentes níveis de cursos ligados à aeronáutica, uma vez que a ilha do Sal vai contar com o Instituto de Aeronáutica e Turismo, a ser instalado no antigo Hotel Atlântico, nos Espargos.
“A assinatura deste memorando vai-nos permitir trabalhar protocolos específicos para implementar, na prática, o Instituto de Aeronáutica e Turismo no Sal. A reunião de hoje esteve focalizada mais na parte da aeronáutica, mas a Airways Aviation pode ser um parceiro estratégico, muito importante, para a implementação de projectos, tendo em conta a sua experiência”, referiu, informando que o arranque dos primeiros cursos está previsto para a partir do mês de Março de 2024.
Por sua vez, Hawatt Romy, explicou que Airways Aviation, é um grupo de formação presente em nove países, e estrategicamente, África faz parte do seu plano de crescimento nos próximos cinco anos.
“Estamos no Senegal, Marrocos, e Cabo Verde faz parte essencial desta nossa estratégia de expansão. Portanto, assinamos hoje o memorando de entendimento com o Governo através do Ministério do Turismo e Transportes e com a Universidade do Atlântico, com vista a desenvolvermos um projecto de educação e formação, no âmbito da aviação, aqui no Sal”, contemplou.
Com esta parceria, acrescentou que Airways Aviation, poderá, eventualmente, trazer outro tipo de investimentos, paralelos à aviação, que possam desenvolver uma infra-estrutura de economia circular à volta deste projecto.
Além da assinatura do memorando de entendimento entre a UTA e a Airways Aviation, um outro documento foi, igualmente, rubricado, também com o Ministério do Turismo e a Airways Aviation.
A UTA é uma universidade pública/estatal criada pelo Governo de Cabo Verde com o objectivo de formar profissionais “altamente qualificados” e promover investigação aplicada e a cooperação científica internacional em áreas fundamentais para o desenvolvimento de Cabo Verde, como a economia azul, verde e digital, bem como a aeronáutica, o turismo e as artes.
SC/ZS
Inforpress/Fim