Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Ilha do Sal: Advogado mais antigo na ilha diz que classe tem um papel “extremamente importante” na sociedade

Espargos, 19 Mai (Inforpress) – O advogado mais antigo na ilha do Sal, José António Moreno, considera que o Dia do Advogado e dos Juristas, assinalado hoje, é algo de “grande importância”, já que pilares da justiça.

“Os advogados e juristas são pilares da justiça em qualquer país do mundo e fundamentalmente nos países democráticos. Hoje em dia, qualquer cidadão sabe que pode ter acesso à justiça, e caso não tiver bens disponíveis, o Estado é obrigado a garantir a defesa e essa defesa, geralmente, é feita através de um advogado nomeado ou constituído”, destacou.

Considerando os advogados “acérrimos defensores” da liberdade dos cidadãos, nessa data especial dedicada aos causídicos, José António Moreno anotou que o dia deverá ser também de reflexão, em Cabo Verde, particularmente.

“A sociedade cabo-verdiana precisa de uma acção dinâmica da Ordem dos Advogados, e de cada advogado em particular. Para que, de facto, se faça justiça, as leis sejam cumpridas, os cidadãos tenham, de facto, garantia de defesa (…) e a Ordem de Advogados, falo concretamente da ilha do Sal, tem um papel importantíssimo nisto”, concretizou.

Enquanto advogado, José António Moreno, o mais antigo entre os 35 advogados existentes no Sal, tanto em idade como na profissão, referiu que neste momento uma das maiores preocupações relaciona-se com a criação de condições aos estagiários para o exercício do ofício.

“Continuam a fazer o seu trabalho, a preparar-se para que no futuro consigam entrar, definitivamente, para esta nobre carreira. A Ordem dos Advogados, no Sal, as estruturas da Ordem Internacional, têm que criar condições para que os advogados estagiários consigam, de facto, continuar a ver o seu sonho realizar-se”, declarou.

“Porque, sem a prática, sem a conclusão dos exames, a bateria de exigências que têm que cumprir hoje em dia (…) será cada vez mais difícil os estagiários conseguirem o título de advogado”, considerou, defendendo a necessidade da criação de uma sede social dos advogados na ilha.

José Moreno concluiu desejando felicidades a todos os colegas do País, especialmente os da ilha do Sal.

Os advogados ganharam dois dias em comemoração ao seu trabalho, o dia 11 de Agosto, devido à criação do primeiro curso de direito do Brasil, por D. Pedro I, tendo sido implantada a Faculdade de Direito de São Paulo, inaugurada em primeiro de Março de 1828.

Outra data em comemoração ao dia dos advogados é 19 de Maio, o dia do padroeiro desses profissionais, Santo Ivo (1253/1303), que faleceu neste dia.

O padroeiro foi estudante de direito, já aos 14 anos de idade, na cidade de Paris, e depois em Orleans. Sua preferência era pelo direito civil e canónico, tendo actuado nessas áreas em defesa dos pobres que não tinham condições de financiar as despesas judiciais.

Trabalhar como advogado requer muito estudo e dedicação, pois a profissão envolve o “conjunto de normas jurídicas vigentes num país, criadas com o objectivo de solucionar conflitos da sociedade”.

SC/AA

Inforpress/Fim

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos