Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Ilha do Sal: A educação é a chave que abre “as portas – autarca

Espargos, 10 Dez. (Inforpress) – O presidente da Câmara Municipal do Sal, Júlio Lopes considerou, hoje, que a educação é a chave que abre “todas as portas”, chamando à reflexão das pessoas, durante a cerimónia de abertura da 10ª Semana Municipal da Educação.

A 10ª Semana Municipal da Educação, que arrancou segunda-feira e vai até sábado, para marcar o início do ano lectivo 2019/2020, decorre sob o lema “Por mais responsabilidade parental na educação”.

Durante estes dias, a autarquia quer envolver a comunidade educativa em actividades lúdicas e pedagógicas, de aprendizagem, partilha e convívio.

Na sua intervenção de ocasião , Júlio Lopes referiu que a qualidade dos cidadãos mostra a qualidade de um país.

“Um país é o somatório dos seus cidadãos. A qualidade dos cidadãos é que significa a qualidade de um país. Nenhum país terá qualidade se os seus cidadãos não tiverem qualidade, e nenhum cidadão terá qualidade senão tiver educação”, salientou, reiterando que a educação “é a chave que abre todas as portas”.

“Temos que estar em sintonia, todas as entidades relevantes têm de estar comprometidas para podermos dar as melhores respostas para a educação na nossa ilha”, disse, anunciando o lançamento de concurso para a construção de um edifício infanto-juvenil em Santa Maria, no valor de mais de 50 mil contos.

“O projecto está pronto, fizemos a parte da socialização, agora vamos avançar para o arranque da construção. Na cidade dos Espargos, vamos fazer mais um edifício para acolhimento de crianças, na zona norte da cidade”, informou.

Por seu turno, o vereador da Juventude, Educação e Desporto, Euclides Silva, destacando o tema desta edição, mostrou-se sensível quanto à questão da gestão dos transportes escolares e equipamentos educativos a nível do pré-escolar e do básico.

“Enquanto poder local, temos tido enormes constrangimentos, principalmente no que tange à gestão dos transportes escolares, e na definição de políticas na área da educação, tendo em conta as nossas competências”, admitiu, perspectivando melhorias neste sentido.

Durante toda a semana, até o dia 14, serão desenvolvidas várias actividades, desde ateliê lúdico, em todos os jardins municipais, formação em primeiros socorros, conversa aberta sobre as “palavras essenciais” na relação pais e filhos, com lugar na “Casa de Solidariedade”, entre outras acções.

Na cerimónia de abertura da 10ª Semana Municipal da Educação foram premiados os melhores alunos do ano lectivo 2018/2019, todos do Complexo Educativo Manuel António Martins (CEMAM), de Santa Maria.

SC/JMV

Inforpress/fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos