Espargos, 10 Dez. (Inforpress) – O presidente da Câmara Municipal do Sal, Júlio Lopes considerou, hoje, que a educação é a chave que abre “todas as portas”, chamando à reflexão das pessoas, durante a cerimónia de abertura da 10ª Semana Municipal da Educação.
A 10ª Semana Municipal da Educação, que arrancou segunda-feira e vai até sábado, para marcar o início do ano lectivo 2019/2020, decorre sob o lema “Por mais responsabilidade parental na educação”.
Durante estes dias, a autarquia quer envolver a comunidade educativa em actividades lúdicas e pedagógicas, de aprendizagem, partilha e convívio.
Na sua intervenção de ocasião , Júlio Lopes referiu que a qualidade dos cidadãos mostra a qualidade de um país.
“Um país é o somatório dos seus cidadãos. A qualidade dos cidadãos é que significa a qualidade de um país. Nenhum país terá qualidade se os seus cidadãos não tiverem qualidade, e nenhum cidadão terá qualidade senão tiver educação”, salientou, reiterando que a educação “é a chave que abre todas as portas”.
“Temos que estar em sintonia, todas as entidades relevantes têm de estar comprometidas para podermos dar as melhores respostas para a educação na nossa ilha”, disse, anunciando o lançamento de concurso para a construção de um edifício infanto-juvenil em Santa Maria, no valor de mais de 50 mil contos.
“O projecto está pronto, fizemos a parte da socialização, agora vamos avançar para o arranque da construção. Na cidade dos Espargos, vamos fazer mais um edifício para acolhimento de crianças, na zona norte da cidade”, informou.
Por seu turno, o vereador da Juventude, Educação e Desporto, Euclides Silva, destacando o tema desta edição, mostrou-se sensível quanto à questão da gestão dos transportes escolares e equipamentos educativos a nível do pré-escolar e do básico.
“Enquanto poder local, temos tido enormes constrangimentos, principalmente no que tange à gestão dos transportes escolares, e na definição de políticas na área da educação, tendo em conta as nossas competências”, admitiu, perspectivando melhorias neste sentido.
Durante toda a semana, até o dia 14, serão desenvolvidas várias actividades, desde ateliê lúdico, em todos os jardins municipais, formação em primeiros socorros, conversa aberta sobre as “palavras essenciais” na relação pais e filhos, com lugar na “Casa de Solidariedade”, entre outras acções.
Na cerimónia de abertura da 10ª Semana Municipal da Educação foram premiados os melhores alunos do ano lectivo 2018/2019, todos do Complexo Educativo Manuel António Martins (CEMAM), de Santa Maria.
SC/JMV
Inforpress/fim