Ilha do Sal: 1ª edição da Universidade da Juventude para a Democracia foi de muita aprendizagem – participantes (c/áudio)

Santa Maria, 13 Nov (Inforpress) – Os participantes da primeira edição da Universidade da Juventude para a Democracia (JpD), que decorreu durante dois dias na ilha do Sal e terminou este domingo, 12, consideraram, no final, que o evento foi de “muita aprendizagem”.

Durante esta primeira edição da Universidade de Verão, que contou com apresentação de vários temas, sendo que a temática “O potencial de Cabo Verde nos desportos náuticos”, o último painel, teve como oradores os campeões mundiais Josh Angulo, Mitú Monteiro, e Paulo Veiga, anterior ministro da Economia Marítima e actual líder parlamentar do MpD.

As actividades do evento, promovido pela Juventude para Democracia (JpD), estrutura juvenil partidária afecta ao partido ventoinha, desdobraram-se nos Espargos e Santa Maria, onde estiveram envolvidos cerca de 50 jovens dos diferentes concelhos e municípios do País.

Eder Tavares, um dos participantes, que veio da Cidade Praia, disse que para ele foi um momento “extraordinário”, de conhecimento, partilha e troca de ideias.

“Para mim foi uma grande oportunidade poder participar nesta Universidade da JpD. Saímos munidos de muita experiência, foi um evento de muita partilha onde pudemos debater vários temas importantes para a juventude. É a primeira vez que venho ao Sal e estou muito contente. É uma ilha incrível e de uma paisagem bonita”, sublinhou, enfatizando, que esta 1ª edição da Universidade da JpD, foi um “sucesso total”.

Leidilene Cabral, é de São Nicolau, mas este ano veio trabalhar como professora no Sal, disse também que, enquanto jovem, sai do evento, com outra visão, mais capacitada e informada sobre várias questões e dúvidas dissipadas.

“Enquanto jovem, quero também ajudar a classe a ter consciência do nosso potencial, de que nós somos o futuro deste País, que amanhã acabamos por ser o que investimos hoje. E esses dias foram de muita informação e aprendizagem. Espero que a mensagem vá passando e os jovens fiquem mais atentos às orientações e por tudo o que foi dito neste evento”, salientou.

No fim da maratona jovem, o presidente da Juventude para Democracia, Vander Gomes, por seu lado, incentivou os jovens a serem proactivos e não temerem entrar na vida política, dando, assim, o seu contributo ao País.

O líder juvenil deixava esta mensagem no encerramento da 1ª edição da Universidade da JpD que terminou este domingo na cidade turística de Santa Maria, fazendo um balanço positivo desta 1ª edição da Universidade da JpD.

Vander Gomes considerou que a Juventude para a Democracia “cumpriu” com a sua missão de formar os jovens, a nível político e cívico, aliás, “como tem feito”, conforme sublinhou, ao longo dos anos.

Destacando a escolha dos temas e dos oradores, que no seu entendimento foi acertada, a mesma fonte expressou que a realização da 1ª edição da Universidade da JpD no Sal “foi um sucesso”.

“Claro que o nosso desafio é continuar a melhorar cada vez mais, mas esta primeira edição da Universidade da JpD aqui no Sal foi muito satisfatória, superou as nossas expectativas”, enfatizou Vander Gomes.

SC/HF

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos