Porto Inglês, 06 Out (Inforpress) – A ilha do Maio vai contar “brevemente” com um centro de dia que vai albergar as crianças em situação de risco, garante o representante do Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA) na ilha, Mário Fernandes.
Ainda segundo o representante local do ICCA, este espaço vai contribuir para que o ICCA esteja mais próximo das crianças e adolescentes, prestar o serviço de acompanhamento escolar e psicológico e fazer com que haja mais relação de proximidade entre as famílias e o Instituto.
“Com a abertura deste centro, vamos fazer um trabalho ainda mais de perto junto dessas crianças, sobretudo no acompanhamento dos estudos, no acompanhamento psicológico e entre outros no dia-a-dia e, com certeza, vai ser uma mais valia para ilha”, perspectivou.
De acordo com a fonte, já existe uma “total abertura” tanto do Ministério da Educação como da delegação local no sentido de disponibilizarem a sala de aula do bairro de Cadjetinha para servir como centro de dia para acolher as crianças na rua na ilha do Maio, que embora não seja em grande número, “carece de uma atenção especial” antecipando problemas maiores no futuro.
Mário Fernandes adiantou ainda que a delegação do ICCA já começa a prestar este serviço, recebendo no seu espaço cerca de 30 crianças, todavia esta infra-estrutura mostra-se “insuficiente” para albergar todas estas crianças durante o dia. Daí que, indicou, esta prestação de serviço vai ser durante o dia e, à noite, as crianças voltam às suas famílias.
O centro vai igualmente prestar um serviço integral às famílias e proporcionar às crianças um serviço de acompanhamento psicológico e educacional, por forma a que estas possam ter uma atenção especial e serem melhores acompanhados nos seus estudos e com isso acabar com o fenómeno de crianças na rua.
Aquele responsável disse ainda que falta concluir o projecto que tem como uma das funcionalidades oferecer às crianças uma refeição quente enquanto permanecerem durante o dia no centro antes de voltarem às suas famílias à noite, e sublinhou que a abertura está prevista para breve.
WN/ZS
Inforpress/Fim