Ilha do Maio: Presidente da República quer que a ilha encontre o seu espaço no todo nacional

 

Porto Inglês, 22 Abr (Inforpress) – O Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, defendeu sexta-feira, durante a abertura do primeiro encontro estratégico “Projectar o Maio para o futuro”, que a ilha deve encontrar o seu espaço no todo nacional.

Para o chefe de Estado, projectar Maio no futuro pressupõe a ousadia de juntos reflectir sobre o lugar da Ilha no todo nacional, avaliando, o seu potencial e, seguidamente, valorando-o de maneira que a Ilha venha ter um papel muito mais preponderante no processo de desenvolvimento nacional.

“Não podemos, pois, no processo de desenvolvimento do sector do turismo, ignorar outras valências porquanto o futuro da Ilha passa também pelo desenvolvimento de micro e de pequenas empresas, nas diversas comunidades, em sectores que Maio sempre ocupou lugar de destaque”, frisou.

Para Jorge Carlos Fonseca, é preciso que todas as potencialidades sejam valoradas e, para tal, apontou como exemplo a produção do queijo, a criação de caprinos e ovinos, bem como a pesca, o artesanato, e outras indústrias extractivas como sal, gesso que, na sua opinião podem ser, impulsionadores do turismo e da economia da Ilha em geral.

“O desenvolvimento das microempresas nas comunidades permite a diversificação da oferta turística e faz do turismo um factor importante na garantia e na geração do emprego e rendimento para as famílias e, com isso, contribuir para a redução das desigualdades sociais”, lembrou.

Para o mais alto magistrado da nação, Maio precisa de um porto com melhores condições para o seu desenvolvimento turístico doméstico e internacional, por forma a eliminar o isolamento a que a Ilha vem sendo votada nos últimos anos.

“É, pois, recomendável que a Câmara e os demais parceiros deste evento tenham como propósito a participação do maiense na construção de um futuro profícuo que se deseja “pa ês djentis sem maldadi” (para essa gente sem maldade) como bem cantou Betú, o filho desta Ilha”, notou.

WN/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos