Ilha do Maio: Oposição considera “bastante fraco” o desempenho do ano de mandato da equipa camarária

 

Porto Inglês, 26 Set (Inforpress) – A Onda Independente para Avanço do Maio (OIAM – oposição na Assembleia Municipal) considera “bastante fraco” o desempenho de um ano de mandato da nova equipa camarária e alega que “não há motivos para festejar este aniversário”.

Segundo o porta-voz deste grupo independente, António Ramos, grande parte daquilo que foi prometido aos maienses ainda continua sem ser implementado por causa da “incapacidade da nova equipa em honrar os compromissos que assumiu com o eleitorado.

“O executivo camarário não pode defender-se com o argumento de o orçamento e o plano de actividades para 2017 terem sido aprovados só em Dezembro e que ainda não completou um ano de execução orçamental para concluir o seu programa, pelo que consideramos o desempenho bastante fraco”, frisou.

Para OIAM, o novo elenco camarário tem estado a dar continuidade às obras da anterior equipa, e serem assumidas como sendo deles, passando a ideia de que estão a realizar obras e criando junto da população uma falsa expectativa.

“Ao nível de abastecimento de água, a situação é mais gritante, principalmente para as populações de Morro, Calheta e Morrinho. Depois de meses de privação total, em determinados períodos, e de uma relativa normalidade inconstante deste precioso líquido, eis que o presidente da câmara anuncia que a situação já está equacionada e nada garante que a qualquer momento a população não venha a viver novamente essa angústia” notou.

António Ramos disse ainda que a oposição está preocupada com a situação dos transportes escolares na ilha e sublinhou que a resolução deste problema também consta do plano de actividades da câmara para o presente ano com a promessa de aquisição de dois novos autocarros.

A conclusão da segunda fase do estádio municipal é outra inquietação da oposição por constar do plano de actividades para este ano, mas que, de acordo com o porta-voz da OIAM, não há sinais do seu arranque, enquanto os clubes de futebol têm vindo a somar prejuízos.

“A situação em que se encontra os trabalhos de conclusão da rede de esgotos da Vila da Calheta é também preocupação da OIAM e da população local que espera e desespera pelo início dos trabalhos. Na nossa perspectiva, muito dificilmente a câmara poderá concluir esses trabalhos no prazo que estabeleceu no seu plano de actividades.

António Ramos reconheceu uma “certa melhoria” em relação aos transportes marítimos e aéreos, nomeadamente com a entrada em funcionamento do navio Praia D’Aguada na carreira Praia/Maio/Praia.

Contudo, disse não estarem confiantes quanto a fiabilidade desse navio em fazer viagens regulares entre os dois portos, o que poderá “criar alguma desconfiança” junto dos operadores económicos e aqueles que pretendem visitar a ilha.

“A OIAM entende que a edilidade deve fazer de tudo junto do Governo e dos demais responsáveis da companhia para que o navio continue nessa rota, sobretudo em períodos de grande procura de um meio de transporte para a deslocação de passageiros e das suas respectivas cargas para a ilha”, notou.

António Ramos disse ainda que a OIAM faz uma avaliação “extremamente negativa” do desempenho da equipa camarária nos sectores de urbanismo, saúde, juventude, cultura, educação, abastecimento de água, saneamento, turismo, entre outros, tendo em conta que, segundo ele, outras câmaras, em iguais circunstâncias, conseguiram melhores performance em termos de execução de obras e resolução de problemas básicos a nível dos seus municípios.

“A OIAM estranha, profundamente, o facto da câmara não ter sido capaz de fazer com que a cerimónia da sessão solene do dia da santa padroeira e do município do Maio fosse vista e ouvida noutros cantos do país e da diáspora o que constitui, no nosso entender, uma falha grave pelo facto de ser a primeira vez na história do nosso município que nenhuma estação de televisão esteve presente na ilha para cobrir esta importante efeméride”, conclui.

WN/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos