Ilha do Maio: Grupo “Resgata” realiza sétima edição da festa de baptizado de boneca

Porto Inglês, 27 Abr (Inforpress) – O grupo “Resgata” realiza este domingo, na localidade de Morrinho, a sétima edição da festa de baptizado de boneca, como forma de perpetuar a tradição herdada dos antepassados do povoado, disse à Inforpress a representante do grupo.

Antónia Monteiro explicou que iniciaram esta actividade em 2011, data em que reconstruíram a antiga cruz, onde era realizada a cerimónia e que, de seguida, veio a ser o palco onde se culmina o ritual da festa.

As bonecas, a quem são atribuídas um nome, chegam no colo das “mães” e “pais” acompanhados da madrinha e do padrinho seguidos pela multidão.

Conforme a responsável do grupo, nos últimos anos, a festa inicia com a matança de boi, em que uma parte serve para vender para auto financiarem a festa e a outra é destinada a confeccionar o alimento para os festeiros, que, segundo Antónia Monteiro, “têm vindo a aumentar de ano para ano”.

“Inicialmente, as pessoas que participavam na festa, como mães e pais bem como padrinho e madrinha, eram somente de Morrinho, mas nós últimos anos temos tido participação de pessoas das outras localidades, bem como do interior da ilha de Santiago”, frisou Antónia Monteiro.

Durante o cortejo, os responsáveis pela boneca são transportados numa carroça puxada por burros, acompanhado sempre com cânticos tradicionais da localidade. Antes, são realizados vários jogos tradicionais em que normalmente participam tanto crianças como adultos.

Antónia Monteiro informou ainda que hoje, véspera do baptizado de boneca, realiza-se a final do torneio de carta e jogos de rinque, corridas de saco e de ovo e a noite será completada com um baile de “rabecada”.

Este ano, a organização decidiu alterar a cerimónia de baptizado para domingo, com o intuito de ter uma maior participação das pessoas.

“Estamos a necessitar de uma formação em corte e costura na nossa localidade, para podermos ter pessoas capacitadas na confecção de bonecas e não só, porque precisamos de ter roupas para as mães, madrinhas, pais e padrinhos e convidados. Além disso, a localidade de Morrinho tem a tradição de festejar o Carnaval, pelo que esperamos ainda este ano poder contar com apoio nesse sentido”, salientou a responsável do “Resgata”.

WN/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos