Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Ilha do Maio: Associação dos agricultores tem como prioridade ajudar os membros com materiais de rega

Porto Inglês, 30 Ago (Inforpress) – A Associação dos Agricultores da ilha do Maio, reconhecida formalmente semana passada, determinou como uma das prioridades disponibilizar aos seus membros materiais de rega gota-a-gota.

Em declarações à Inforpress, o presidente desta organização, António João Lopes, disse que a Associação, criada há quase um ano, só no dia 20 deste mês conseguiu o reconhecimento formal com a publicação dos estatutos no Boletim Oficial.

“Sem antes estarmos legalizados não nos era possível trabalhar com os nossos parceiros, mas agora já temos o reconhecimento formal, já criamos a nossa conta bancária, pelo que agora é começar a fazer o nosso trabalho junto dos nossos parceiros”, frisou.

Segundo adiantou aquele representante, uma das prioridades desta equipa é trabalhar no sentido de ajudar os membros a adquirirem os materiais de rega gota-a-gota.

“Há dois anos, os agricultores da ilha estão a deparar-se com “grandes dificuldades” e muitos já perderam quase todos os seus materiais”, indicou, acrescentando que já estão na fase de elaboração e conclusão de um projecto a ser entregue junto do programa de promoção de actividades socio-económicas rurais (Poser).

António Lopes disse ainda que, a mobilização de água para rega com recurso a energia solar e a um preço acessível também vai ser uma das acções que a associação pretende trabalhar junto da Delegação do Ministério da Agricultura e Ambiente na ilha.

“Numa conversa que tivemos recentemente com o responsável da Sonerf (Sociedade de Engenharia Rural e Floresta), garantiu-nos que os materiais estão próximos a chegar ao país, pelo que acreditamos que até o mês de Novembro todos os furos estarão equipados e a funcionar e esperamos que o preço da água venha continuar de acordo com a tarifa actual, e ainda estamos esperançoso de que vamos ter uma boa azágua”, notou.

António Lopes avançou ainda que já está agendada para próximo mês de Outubro, a realização de mais uma sessão da assembleia-geral no sentido de aprovaram o plano de actividades, assim como o orçamento e, neste particular, aproveitou a ocasião para exortar os membros e sócios a regularizarem as suas cotas antes da referida data.

WN/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos