Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Ilha do Fogo: Ulisses Correia e Silva preside abertura da conferência comemorativa dos 27 anos da criação do MpD

São Filipe, 20 Mar (Inforpress) – A conferência para assinalar os 27 anos da criação do Movimento para Democracia (MpD, poder), que se realiza hoje, em São Filipe, conta com a presença do presidente do partido, Ulisses Correia e Silva, que preside a abertura.

A conferência de São Filipe integra um ciclo de conferências promovidas pelo MpD para comemorar os 27 anos da sua criação, celebrado a 14 de Março, e tem como tema “MpD: 27 anos ao serviço de Cabo Verde”-

Esta actividade decorre num dos hotéis da cidade e, segundo o programa, o coordenador concelhio do MpD, Filipe Santos dará as boas-vindas aos participantes, ao que se segue a abertura presidida por Ulisses Correia e Silva.

A seguir os conferencistas Fernando Elísio Freire, vice-presidente do MpD e ministro-Adjunto, e Celeste Fonseca, membro da Comissão Política Nacional e da Academia do MpD, vão debruçar-se sobre o percurso deste partido, sob a moderação de Isidoro Gomes, membro da Direcção Nacional e da Academia de MpD.

O MpD foi Governo durante 10 anos (1991-2001) e oposição durante 15 anos (2001-2016) e desde o ano passado ganhou as eleições e está a liderar os destinos da governação do país até 2021.

Durante o seu percurso enquanto partido político, a nível da ilha do Fogo, o MpD, para eleições legislativas e presidenciais, depois de cinco derrotas consecutivas, conseguiu, em 2016, uma vitória histórica, destronando o PAICV e o candidato apoiado pelo partido que até então dominava o cenário eleitoral na ilha.

O mesmo aconteceu a nível autárquico que, depois de seis derrotadas seguidas em São Filipe e de duas derrotas em Santa Catarina do Fogo (elevado a município em 2005), o MpD conquistou as câmaras de São Filipe e de Santa Catarina do Fogo.

O ciclo de conferências para assinalar os 27 anos do MpD foi programado pela Comissão Política Nacional, através da Academia do MpD, com o apoio do Secretariado-Geral do partido, e conta com participação de vários dirigentes nacionais e locais do partido e do presidente do partido, Ulisses Correia e Silva.

Estas comemorações acontecem na sequência das vitórias alcançadas pelo MpD nas eleições legislativas e autárquicas de 2016 e do candidato presidencial apoiado pelo partido.

JR/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos