Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Ilha do Fogo: Trabalhos de perfuração para mobilização de água para apoiar agricultores do sul arrancam na quinta-feira

 

São Filipe, 08 Nov (Inforpress) – Os trabalhos de perfuração na localidade de Djeu di Pena (Ilhéu de Pena) para mobilização e extensão da rede de água, para apoiar agricultores entre Brandão (São Filipe) e Roçadas (Santa Catarina), iniciam-se na quinta-feira, disse o delegado do MAA, Jaime Ledo.

Financiada pelo Projecto de Oportunidades Socioeconómicas no Meio Rural (POSER), a execução do furo está a cargo da empresa Sonerf que esta quarta-feira inicia a instalação de estaleiros para imediata perfuração, prevendo que no prazo de mês e meio, o novo furo de Djeu di Pena, com um caudal de aproximadamente 20 metros cúbicos/hora, esteja a funcionar.

O furo vai ser executado no mesmo sítio onde tinha sido executado um outro furo, mas que devido a problemas com a bomba deixou de funcionar.

Jaime Ledo disse que, ainda esta semana, vai-se realizar um diagnóstico e recuperação do furo FF 40 em Monte Genebra, indicando que com a recuperação desses dois furos haverá um aumento de mais 200 metros cúbicos de água por dia que ajudarão os agricultores de zona sul na resiliência ao mau ano agrícola.

O projecto de mobilização e extensão da rede de água para apoiar agricultores entre Brandão (São Filipe) e Roçadas (Santa Catarina) visa aumentar a disponibilidade de água fornecida aos agricultores com parcelas irrigadas nesta área e a sua extensão de Fonte Aleixo até o povoado de Roçadas, permitindo assim aumento de área irrigada.

Ao todo, o projecto deve rondar os 20 mil contos, sendo que a execução de furo e equipamentos de dois furos devem custar cerca de 14 mil contos, faltando apenas orçamentar o custo da elevação de água entre Fonte Aleixo e Roçadas, mas que não deve ultrapassar os seis mil contos.

JR/JMV

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos