Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Ilha do Fogo: Ministro da Indústria, Comércio e Energia visita a ilha com questão da produção de inertes na agenda

São Filipe, 20 Set (Inforpress) – O ministro da Indústria, Comércio e Energia, Alexandre Monteiro, inicia, hoje, uma visita de dois dias à ilha do Fogo, com o problema de produção de inertes para a construção civil na lista das preocupações.

Assim, depois de um encontro com o edil de São Filipe, Jorge Nogueira, o titular da pasta da Indústria, Comércio e Energia tem agendado uma deslocação às praias de Fonte Bila e de Nossa Senhora da Encarnação onde se faz a extracção de inertes apesar das contestações dos ambientalistas e dos banhistas, para inteirar-se da situação, assim como uma passagem pela lixeira municipal a céu aberto que funciona a menos de 300 metros do hospital regional e de uma unidade hoteleira.

A Inforpress sabe que já há algum tempo que um empresário instalado na ilha do Fogo tem um projecto para produção de inertes na zona sul de São Filipe para o sector de construção civil e que aguarda o posicionamento das autoridades nacionais sobre o licenciamento dessa actividade económica.

No segundo dia da visita, Alexandre Monteiro tem programado deslocações aos municípios dos Mosteiros onde tem agendado visita à empresa Fogo Coffee Spirit, adega Sodade, às zonas altas dos Mosteiros e Chã das Caldeiras, nomeadamente adega Chã, além de encontros com os autarcas Carlos Fernandinho Teixeira e Alberto Nunes.

Para o último dia da visita à ilha, Alexandre Monteiro desloca-se ao perímetro irrigado de Monte Genebra, para inteirar-se do parque fotovoltaico instalado em 2014, mas que nunca chegou a funcionar, assim como do projecto de fruticultura “Fruti-Fogo” que o município de São Filipe pretende dinamizar e contemplar entre 200 a 250 famílias no futuro.

Igualmente o titular da pasta da Indústria, Comércio e Energia vai visitar o centro de certificação e embalagem de produtos (Centro Pós-Colheita) de Monte Barro, uma instalação inaugurada há mais de quatro anos e que nunca chegou a funcionar, estando a necessitar de algumas intervenções.

JR/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos