Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Ilha do Fogo: MAA recupera dois furos no quadro do pilar gestão da escassez de água do plano de emergência

 

São Filipe, 30 Nov (Inforpress) – A delegação do Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA) está a recuperar dois furos para fornecimento de água para agricultura no quadro do pilar “gestão da escassez de água” do programa de emergência para mitigação do mau ano agrícola.

Segundo o delegado do MAA, Jaime Ledo, o furo FF 43 já foi recuperado e está operacional neste momento, devendo acontecer o mesmo com o furo FF 40, cujos trabalhos vão ser concluídos antes do final de semana para aumentar o caudal de água disponível aos horticultores.

Na perspectiva de aumentar a quantidade de água para rega, Jaime Ledo indicou que os trabalhos de perfuração do furo de Ilhéu de Pena (Djéu di Pena) estão adiantados, mais de 60 metros, e a previsão é que nas próximas semanas seja concluído o trabalho para a mobilização, no mínimo, de mais 170 metros cúbicos de água dia para agricultura.

Quanto ao recenseamento dos criadores, que se enquadra nas actividades do componente salvamento de gado do plano de emergência para a mitigação do mau ano agrícola, este disse que o inquérito está na sua fase final.

Além das actividades próprias, a delegação do MAA vai prestar toda a assistência técnica e fiscalização das actividades do contrato programa celebrado entre as câmaras municipais da ilha do Fogo e o Governo, através do Ministério da Agricultura e Ambiente.

Os planos de emergência para Mosteiros e Santa Catarina são de 14.580 e 10.800 contos respectivamente e o de São Filipe ronda os 40 mil contos (38 mil contos), mas este valor não foi confirmado já que não foi possível contactar o presidente substituto.

JR/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos