Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Ilha do Fogo: Kenny Miranda e Amílcar Frederico vencem provas de atletismo e ciclismo 

São Filipe, 25 Abr (Inforpress) – Kenny Miranda, atleta dos Mosteiros, e Amílcar Frederico, ciclista de São Domingos, foram os vencedores das provas de atletismo e ciclismo realizadas hoje, no quadro das festividades do Dia do Município e da Bandeira de São Filipe.

A prova de atletismo contou este ano com fraca participação, apenas cinco atletas, sendo dois da ilha do Fogo, dois da Brava e um de Santiago, dentro o atleta dos Mosteiros vencido sem grandes dificuldades, relegando para o segundo lugar, Rubem Monteiro (Brava) e para terceiro lugar, Isaías Semedo (Santiago).

O atleta de São Filipe, Gallas, ficou fora do pódio mas mesmo assim foi recebido em grande pelos seus fãs.

Kenny Miranda considerou que o percurso é um pouco difícil com muita subida, e com alta temperatura o asfalto fica ainda mais quente e provoca desgaste nos atletas, mas mesmo assim não sentiu muitas dificuldades para conquistar o primeiro.

Um dos habituais atletas de São Filipe e que nos últimos 09 anos tem participado nesta prova, Jailson Ribeiro, que inclusive começou a sua actividade na corrida de São Filipe não participou este ano.

Em declarações à Inforpress, Jailson Ribeiro disse que a sua não participação é motivada por um lado porque o 12 de Maio vai participar numa prova internacional nas Ilhas Canárias, a transvulcânica, num percurso de 23 quilómetros, e outro por se sentir desmotivado pela postura da edilidade de São Filipe.

Segundo o mesmo na sua ultima participação numa prova organizada pela Câmara de São Filipe, esta instituição demorou muito tempo para atribuir os prémios e quando foi busca-lo foi inclusive ameaçado por um vereador que pretendia chamar a policia, e por isso não participou na prova.

Com relação a prova internacional nas Ilhas Canárias, este disse que é a segunda vez que vai participar, lembrando que na sua primeira participação ficou na 11ª posição e que o objectivo é melhorar a sua marca.

Além das Ilhas Canárias, Jailson Ribeiro tem programado a participação na prova internacional em Portugal em meados de Agosto, pelo quarto ano consecutivo, prova essa que venceu por três vezes e que pretende preparar para conquistar mais um título.

No entanto este queixa-se de falta de incentivos das autoridades locais, quer em materiais e equipamentos como em patrocínios e por isso considera ser um sacrifício grande para os atletas da ilha do Fogo.

Já a prova de ciclismo no percurso Campanas de Baixo/São Filipe, o vencedor foi o ciclista de São Domingos, Amílcar Frederico, tendo os outros dois lugares que dão direito a prémios ocupados por Jandir Lopes (São Nicolau) e António Gonçalves (Fonte Aleixo – Santa Catarina).

A prova de ciclismo, á semelhança de atletismo, contou com fraca participação, apenas nove atletas.

Amílcar Frederico que já participou em outras edições da prova de ciclismo das festividades de São Filipe, mostrou-se satisfeito com a sua primeira vitória, indicando que passou uma semana sem treinar e mesmo assim conseguiu o seu objectivo.

Já Jandir Lopes, de São Nicolau, que participa pela primeira vez nesta prova, disse que o percurso é complicado com muita descida e curvas perigosas e que como não conhecia caminho teve muita cautela e por isso acabou por perder para o ciclista de São Domingos, que segundo o mesmo, foi mais forte na chegada.

Este promete regressar para o ano e para lutar para o primeiro lugar desta prova, anotando que foi muito bem acolhida na ilha do Fogo.

Além de provas de atletismo e ciclismo, esta tarde realizou-se torneio de futebol feminino e início do torneio dos veteranos, estando previsto para as 22:00 horas a realização do concurso miss São Filipe 2018 com um total de 13 candidatas.

JR

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos