Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Ilha do Fogo: Edilidade dos Mosteiros anuncia concurso para vagas nos institutos politécnicos de Bragança e Leiria

São Filipe, 06 Jun (Inforpress) – A Câmara Municipal dos Mosteiros, através do pelouro da Juventude, Formação e Desenvolvimento Económico, anuncia concurso para candidatura às vagas para ensino superior e profissional, disponibilizadas pelos institutos politécnicos de Bragança e Leiria (Portugal) no ano lectivo 2018/2019.

O concurso decorre até o final de Junho e, além do formulário disponível na câmara municipal, os estudantes interessados terão de entregar outros documentos necessários como sejam o certificado de habilitações literárias e curriculum vitae.

O vereador da Juventude, Formação e Desenvolvimento Económico, Fábio Vieira, disse que as vagas são ilimitadas quer para Bragança como para Leiria e destinam-se à formação superior e formação técnico-profissional (dois anos) nas áreas ministradas pelos dois estabelecimentos de ensino, indicando que a edilidade está apenas a intermediar o processo e que as despesas relativas à deslocação e formação serão suportadas pelos próprios candidatos.

A disponibilização de vagas pelos institutos inscreve-se no quadro da cooperação existente entre os dois estabelecimentos de ensino em Portugal e a edilidade dos Mosteiros, sendo que com o politécnico de Bragança o protocolo foi celebrado há pouco mais de dois anos.

O politécnico de Bragança ministra formação em algumas áreas como agricultura, desenvolvimento industrial, turismo, sectores que o município dos Mosteiros tem alguma potencialidade.

Além dos Mosteiros, o Instituto Politécnico de Bragança tem relações de cooperação com os outros municípios da região Fogo e Brava.

Já com Leiria, os Mosteiros, juntamente com os outros três municípios das ilhas do Fogo e da Brava celebrou há três anos um protocolo de cooperação e troca de boas práticas, abrangendo sectores de agro-negócio, turismo, actividades criativas, educação, formação, cultura, intermunicipalismo, desporto.

Na sequência do protocolo, o Instituto Politécnico de Leiria disponibiliza aos municípios da região 13 bolsas de estudo, sendo 04 para São Filipe e 03 para Santa Catarina e Mosteiros (Fogo) e Brava, e, segundo o vereador Fábio Vieira, as três bolsas são para estudantes com média superior a 14 valores e ainda o protocolo continua a vigorar.

JR/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos