Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Ilha do Fogo: Agricultores de Sotavento visitam a ilha para recolher experiência nas áreas de agricultura e pecuária

 

São Filipe, 25 Set (Inforpress) – Um grupo de quinze agricultores e criadores de gado das ilhas de Sotavento (Brava, Maio e Santiago) encontra-se de visita à ilha para recolher a experiência dos seus colegas nas áreas de agricultura e pecuária.

Jaime Ledo, delegado do Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA), disse que o intercâmbio tem a duração de três dias, período durante o qual os agricultores e criadores de gado, acompanhados de técnicos da delegação, vão visitar as localidades mais agrícolas e com tradição na pecuária, sobretudo de gado caprino.

Dentro do sector da agricultura, a prioridade é para a experiência para o cultivo de feijão-congo em que a ilha é um grande produtor, enquanto no sector de pecuária será privilegiado a área de caprinocultura, com destaque para as raças melhoradas que foram introduzidas na ilha há alguns anos, no quadro de um projecto financiado pela Cooperação Alemã.

Os agricultores e criadores iniciaram a visita pela Campanas de Cima, passando por Ribeira Filipe, Cidreira, Cutelo Capado e Monte Grande, localidades com grandes potencialidades no domínio de agricultura e de criação de gado caprino.

No segundo dia os visitantes vão estar nas localidades de Achada Furna, Cabeça Fundão e Chã das Caldeiras, para no último dia visitar os Mosteiros, para contactos mais directo com agricultores e criadores de gado da ilha do Fogo de modo a poderem recolher as suas experiências que depois serão socializadas com os seus companheiros nas respectivas ilhas.

Já em relação ao ano agrícola, o delegado do Ministério da Agricultura e Ambiente disse que, apesar de ainda não se ter notado stress hídrico das plantas, elas precisam de água, acrescentando que ainda a situação é razoável, mostrando esperançado na queda de chuvas nos próximos dias.

JR/JMV

Inforpress/fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos