Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Ilha do Fogo acolhe décima Reunião dos Ministros do Turismo da CPLP

São Filipe, 12 Nov (Inforpress) – A ilha do Fogo acolhe entre os dias 13 e 15 a décima Reunião dos Ministros do Turismo da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP), dando seguimento à reunião realizada em 2017, no Brasil.

De acordo com uma nota de imprensa do Ministério do Turismo, a reunião dos ministros do Turismo da CPLP vai incidir sobre os desafios e oportunidades do ”enorme potencial” que o turismo encerra no espaço CPLP e que “estrategicamente” importa “promover, dinamizar e explorar de forma sustentável”.

A reunião, que se realiza na cidade de São Filipe, no dia 15, é precedida da VIª reunião de ponto focal de Turismo da CPLP, agendado para os dias 13 e 14, e cuja abertura é presidida pelo ministro do Turismo e Transportes de Cabo Verde, José da Silva Gonçalves.

A escolha da ilha do Fogo para albergar este evento do espaço da CPLP, de acordo com a mesma fonte, vem na linha do que estabelece o Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável (PEDS) 2017-2021 e no cumprimento do seu primeiro objectivo estruturante, que é o de “fazer de Cabo Verde uma economia de circulação localizada no Atlântico Médio”.

Igualmente, esta escolha visa preconizar o desenvolvimento do turismo, a diversificação dos destinos internos e dos produtos, fazendo com que o turismo seja um fenómeno que se generalize a todas as ilhas.

As grandes opções do Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável do Turismo em Cabo Verde 2018 – 2030 (GOPEDS Turismo 2018-2030) estabelece que o Governo, em estreita articulação com as autarquias e outros protagonistas das ilhas, desenvolva os masterplan de turismo para cada uma das ilhas, definindo as acções a desenvolver a médio e longo prazos, no respectivo território, visando os objectivos macro traçados pelas GOPEDS-Turismo.

É entendimento do Governo que a concretização dessa visão estratégica exige um novo modelo de governação turística, determinando em consequência uma profunda reforma do quadro institucional, cujas fragilidades foram há muito identificadas e têm vindo a ser sublinhadas em vários documentos, referiu a nota.

A nota destaca a relevância do encontro para Cabo Verde e para a ilha do Fogo, em especial, que terá a oportunidade de mostrar as suas potencialidades turísticas e proporcionar todo o potencial aos participantes do evento.

A abertura da Xª reunião de ministro do Turismo, no dia 15, conta com as intervenções do ministro do Turismo e Transportes e do Primeiro-ministro de Cabo Verde, José da Silva Gonçalves e Ulisses Correia e Silva, respectivamente.

Na reunião, os titulares da pasta do Turismo da CPLP vão apreciar o relatório da presidência cessante elaborado pelo Brasil, passagem da coordenação da reunião do Brasil para Cabo Verde e intervenção dos ministros sobre o tema: “factores promotores do turismo no espaço da CPLP: mobilidade/livre circulação/facilitação de vistos/conectividade”.

Balanço e apreciação da execução PECTUR 2016-2026, apresentação do plano de acção da presidência cabo-verdiana (2019-2021), assim como a adopção da declaração de São Filipe/Fogo, constam da programação do encontro que será encerrado com um almoço oferecido pelos presidentes das Câmaras Municipais do Fogo.

Já na reunião de ponto focal serão apreciados o relatório da presidência cessante, balanço e apreciação da execução PECTUR 2016-2026 e de execução do plano de acção 2017-2018, apresentação das actividades de cooperação em curso e as novas actividades, plano de acção da presidência cabo-verdiana (2019-2021), debate sobre prioridades nacionais e cooperação no âmbito da CPLP, os eixos prioritários e desafios e oportunidades do PECTUR, constam da pauta dos assuntos da reunião do ponto focal que vão ser ratificados pelos ministros do Turismo da CPLP.

Da proposta do programa consta uma visita a Chã das Caldeiras, o ponto mais turístico da ilha e muito procurado pelos turistas e visitantes que se deslocam à ilha do Fogo.

JR/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos