II Semana da Leitura termina com apresentação do livro e CD “Cancioneiro Infantil”

Cidade da Praia, 27 Abr (Inforpress) – A II Semana da Leitura promovida pela Presidência da República terminou hoje com a apresentação do livro e CD “Cancioneiro Infantil” e com a oferta deste para os jardins-infantis da Cidade da Praia.

Através da iniciativa “Ler Mais, Saber Mais”, a II Semana da Leitura atravessou as paredes do Palácio da Presidência, na Cidade da Praia, para ir ter com as crianças e os jovens de diferentes escolas e jardins-infantis da ilha de Santiago.

A II Semana da Leitura contou com actividades como, homenagem ao professor cabo-verdiano, lançamento do projecto Leciona e prémio professor cabo-verdiano, sessão de leituras, lançamento do livro “Dôs, sobre a Arte e a vida” de João Branco, conversa aberta entre o Presidente da República e os alunos sobre o livro e a leitura, entre outros.

Para a primeira-dama, Lígia Fonseca, esta semana produziu o efeito desejado que era de “aliciar” as crianças para a leitura, para que elas gostem de pegar nos livros, folheá-los e sentir o “prazer de viajar” através dos livros.

Conforme disse, o livro ajuda muito na formação das pessoas, no seu bem-estar, ajuda as pessoas a pensar melhor e inclusive a desenvolverem ainda mais a sua capacidade de “sonhar cada vez mais alto”.

Uma das parcerias desta iniciativa foi o Museu da Educação, que na voz da sua directora Clara Marques, classificou-o de “muito valioso”, pois permitiu aos alunos e às crianças do pré-escolar saírem um pouco do seu conforto da sala de aula para terem actividades diferentes, envolvendo a leitura e a música.

Em relação ao livro “Cancioneiro Infantil- Vamos Cantar na Escola”, lançado em Janeiro, segundo Clara Marques, é uma ferramenta de apoio aos professores e ao ensino.

Constituído por 30 canções infantis que eram cantadas nas escolas antes da independência, e conta com um CD em áudio composto por dez canções, informou, estes já foram distribuídos a todas as delegações do país para serem entregues nas escolas.

Por ser apenas 500 exemplares, o livro ainda não está em todos os jardins-infantis, e hoje através da semana da leitura foram contemplados apenas 50 jardins-infantis da Cidade da Praia, mas a meta é na próxima tiragem atingir todo o pré-escolar do país, indicou.

AM/ZS

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos