Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

II Semana da Leitura termina com apresentação do livro e CD “Cancioneiro Infantil”

Cidade da Praia, 27 Abr (Inforpress) – A II Semana da Leitura promovida pela Presidência da República terminou hoje com a apresentação do livro e CD “Cancioneiro Infantil” e com a oferta deste para os jardins-infantis da Cidade da Praia.

Através da iniciativa “Ler Mais, Saber Mais”, a II Semana da Leitura atravessou as paredes do Palácio da Presidência, na Cidade da Praia, para ir ter com as crianças e os jovens de diferentes escolas e jardins-infantis da ilha de Santiago.

A II Semana da Leitura contou com actividades como, homenagem ao professor cabo-verdiano, lançamento do projecto Leciona e prémio professor cabo-verdiano, sessão de leituras, lançamento do livro “Dôs, sobre a Arte e a vida” de João Branco, conversa aberta entre o Presidente da República e os alunos sobre o livro e a leitura, entre outros.

Para a primeira-dama, Lígia Fonseca, esta semana produziu o efeito desejado que era de “aliciar” as crianças para a leitura, para que elas gostem de pegar nos livros, folheá-los e sentir o “prazer de viajar” através dos livros.

Conforme disse, o livro ajuda muito na formação das pessoas, no seu bem-estar, ajuda as pessoas a pensar melhor e inclusive a desenvolverem ainda mais a sua capacidade de “sonhar cada vez mais alto”.

Uma das parcerias desta iniciativa foi o Museu da Educação, que na voz da sua directora Clara Marques, classificou-o de “muito valioso”, pois permitiu aos alunos e às crianças do pré-escolar saírem um pouco do seu conforto da sala de aula para terem actividades diferentes, envolvendo a leitura e a música.

Em relação ao livro “Cancioneiro Infantil- Vamos Cantar na Escola”, lançado em Janeiro, segundo Clara Marques, é uma ferramenta de apoio aos professores e ao ensino.

Constituído por 30 canções infantis que eram cantadas nas escolas antes da independência, e conta com um CD em áudio composto por dez canções, informou, estes já foram distribuídos a todas as delegações do país para serem entregues nas escolas.

Por ser apenas 500 exemplares, o livro ainda não está em todos os jardins-infantis, e hoje através da semana da leitura foram contemplados apenas 50 jardins-infantis da Cidade da Praia, mas a meta é na próxima tiragem atingir todo o pré-escolar do país, indicou.

AM/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos