II Congresso Internacional “Mulheres em Acção” convida mulheres a serem parte da mudança

Cidade da Praia, 26 Mar (Inforpress) – A Cidade Velha acolhe hoje o II congresso internacional “Mulheres em acção”, um evento promovido pelo Centro de Empoderamento Feminino e de promoção do empreendedorismo Feminino (Criativa WorkSpace) e tendo como lema “seja parte da mudança”.

Para a presidente da Criativa WorkSpace, Edna Moreira, trata-se de um espaço de diálogo e auscultação das mulheres, tendo em vista a formulação de propostas específicas que depois serão apresentadas ao Governo para servir de base para a definição de políticas direccionadas às mulheres.

Edna Moreira explicou que este II congresso está centralizado nas problemáticas das mulheres rurais, com o objectivo de as auscultar, mas indicou que o evento aborda também temáticas transversais que abrangem todas as mulheres de uma forma geral.

“Temos a questão do empoderamento político e social das mulheres, violência doméstica, empoderamento económico e políticas públicas já encetadas a favor das mulheres rurais.

A presidente da Criativa WorkSpace lembrou que este ano, as Nações Unidas escolheram como tema do Dia Internacional da Mulher, “Igualdade de género hoje para um amanhã sustentável”, para destacar o reconhecimento da contribuição de mulheres e meninas em todo o mundo que estão liderando a tarefa de adaptação às mudanças climáticas, mitigação e resposta para construir um futuro mais sustentável para todas as pessoas e o planeta.

Daí o lema do congresso “seja parte da mudança”.

O evento contou com a participação da primeira-dama, Débora Katisa Carvalho que dissertou sobre o tema “Mulher, ambiente e desenvolvimento sustentável” e falou da sua experiência enquanto mulher de causa e mulher de acção, apresentando pistas e áreas onde as mulheres podem ter um papel revolucionador.

“Por exemplo nas nossas lides domésticas. O simples escolher uma máquina de lavar roupa. Há máquinas que hoje nos permite, reaproveitar a água e limpar o nosso quintal ou a rua em frente, quando comemos frutas diariamente há frutas que permite conservar o caroço e depois plantar uma arvore”, exemplificou.

A companheira do Presidente da República considera que as mulheres têm um papel importante na transformação que se quer da sociedade.

“Hoje falamos que grande parte dos agressores são homens, mas quem educa esta sociedade são as mulheres. É uma realidade… temos maternidade e paternidade irresponsável, mas se as mulheres têm este papel preponderante na educação desta sociedade, então nós também temos uma palavra a dizer, temos uma acção concreta a desempenhar”, sustentou.

Outra oradora do encontro foi a ex-ministra da Justiça e da Defesa Nacional, Cristina Fontes Lima, que apresentou o tema “Igualdade de Género hoje para a sustentabilidade amanhã”.

A ex-governante sublinhou que está mais que confirmado que as mulheres acabam por ter uma dupla intervenção na questão da sustentabilidade.

“Quando falamos da sustentabilidade estamos a falar também dos impactos das mudanças climáticas e para haver a sustentabilidade do planeta, para que ninguém fique para trás é preciso promover a igualdade de género e nesse quadro enquadrar essa luta pelas mudanças climáticas”, recomendou.

Cristina Fontes Lima reconheceu que as mulheres, “infelizmente”, por vezes têm uma atitude de contribuir um pouco para os efeitos nefastos, devido à situação da pobreza em que vivem e, por outro lado, são as primeiras a sofrer com esses efeitos.

“Estamos aqui a falar da apanha da área, da apanha da lenha, da escassez de água e de outros recursos naturais que as mudanças provocam e normalmente as mulheres são as mais afectadas. Portanto é nesse sentido que defendemos que haja políticas, para que haja acesso das mulheres às outras fontes de rendimento para evitar esses impactos”, disse.  

“As mulheres na comunicação social”, “Desigualdade de Género no turismo”, “a mulher contemporânea e os seus desafios” são outros temas constantes da agenda do congresso que conta com espaços para networking e feira das Criativas.

MJB/HF

Inforpress/fim 

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos