Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Igreja Católica promove semana diocesana da família e convida pessoas a reflectirem sobre o tema

Cidade da Praia, 11 Mai (Inforpress) – A Comissão Diocesano para a Promoção dos Valores da Família da Diocese de Santiago realizou hoje, na Cidade da Praia, duas palestras onde a família, com o foco na reflexão sobre os valores e responsabilidades.

No evento, em que foi dissertado sobre os temas “Bases antropológicas e a graça de ser homem” e “Pais e filhos – construindo pontes para o futuro”, João Cardoso, membro da comissão, adiantou que o objectivo da igreja, nesta semana da família, é de ressaltar o valor do pai e da mãe, mas sobretudo o relacionamento com os filhos.

“Quando falamos da família estamos a falar da relação Homem/Mulher e Homem/Mulher/Filhos. Aliás no primeiro tema, pôs-se o foco na figura da mulher enquanto pessoa criada por Deus e que tem uma missão na sua vida que complementa a do homem no âmbito familiar, social, profissional e outros”, disse.

Já no que tange ao tema “Pais e filhos – construindo pontes para o futuro” o foco, segundo João Cardoso, foi a questão da paternidade e a sua interligação com o filho.

A família, segundo aquele membro da comissão Diocesana para a Promoção dos Valores da Família, constitui a base de tudo e, por isso, a igreja na sua missão de orientar quer fazer ver aos homens e mulheres o valor que se está a perder na humanidade.

“A família é a escola que educa a socialização e a relação entre o ser humano, pelo que deve continuar a compartilhar e reconciliar, com a vida, os pares e com a vocação profunda que tem de amor”, acrescenta.

Para isso, sublinhou João Cardoso, precisa-se preparar, capacitar, educar para acolher e cuidar dos que necessitam do seu apoio, ou seja, os filhos.

A diocese de Santiago, através da Comissão Diocesana para a Promoção dos Valores da Família, realiza esta tarde, na Praça Alexandre Albuquerque, uma feira e festival da família, com conversas abertas, diálogos, convívios e música.

A jornada e a “Semana diocesana da família” serão encerradas esta tarde com uma eucaristia às 18:00 na Catedral Nossa Senhora da Graça, a ser celebrada pelo Cardeal Dom Arlindo Furtado.

PC/JMV
Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos