IDJ organiza fóruns regionais de preparação para o Fórum Nacional da Juventude

Cidade da Praia, 08 Jun (Inforpress) – O Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ) vai realizar entre Julho e Setembro fóruns em quatro regiões do país, de preparação para o Fórum Nacional da Juventude, a acontecer de 24 a 26 de Outubro, na ilha do Maio.

A informação foi avançada hoje em conferência de imprensa, na Cidade da Praia, pela administradora do sector da juventude do IDJ, Ivanilda Reis, esclarecendo que essa iniciativa foi uma das recomendações do Fórum Nacional da Juventude, que aconteceu no ano passado, no município da Ribeira Brava, em São Nicolau.

Ivanilda Reis precisou que os fóruns regionais vão acontecer em Santo Antão, Santiago, Sal e Fogo, contando com a participação de 200 jovens, de 18 a 35 anos, das ilhas e da diáspora, com trabalhos relevantes nas suas áreas de actuação e que se preocupam com o desenvolvimento das respectivas comunidades.

Na ilha de Santo Antão, o fórum acontece de 07 a 09 de Julho, sob o lema “garantir uma vida sustentável na terra”, e vai contar com 60 jovens locais, de São Vicente e de São Nicolau,

O fórum que cobrirá as ilhas de Santiago e Maio, destinado a 120 jovens, vai ser realizado na cidade de Assomada, Santa Catarina, de 20 a 22 de Julho, tendo como temas centrais “reconstruir com as meninas e mulheres no centro” e “que educação a juventude quer e precisa”.

Para as ilhas da Boa Vista e Sal, que terá como palco a cidade de Espargos, se realiza de 25 a 27 de Agosto, com o tema “engajar os jovens na protecção dos oceanos”, contando com a participação de 40 jovens.

Por último, para a região Fogo e Brava, destinados a 40 jovens, o evento acontecerá na cidade de São Filipe, de 08 a 10 de Setembro, sob o lema” reconstrução com maior equidade no pós-pandemia”.

As candidaturas, que vão estar abertas a partir desta quinta-feira, 09, podem ser feitas no ‘site’ e nas redes sociais do IDJ, nas páginas do YouthConnekt Cabo Verde, nas câmaras municipais e dos parceiros das Nações Unidas.

O objectivo da realização dos fóruns regionais é no sentido de preparar os jovens dos diferentes municípios para participação do Fórum Nacional da Juventude e debate sobre os desafios da juventude, a nível local.

Esta iniciativa está enquadrada no programa YouthConnekt Cabo Verde, organizado pelo IDJ com a parceria técnica e financeira dos escritórios conjuntos das Nações Unidas (PNUD, UNICEF e UNFPA).

OM/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos