IDJ esclarece ter disponibilizado 7.500 contos em prémios e serviços públicos a Gracelino Barbosa

Cidade da Praia, 17 Jun. (Inforpress) – O Instituto do Desporto e da Juventude garante ter disponibilizado 7.500 contos em prémios e serviços públicos desportivos ao atleta paralímpico Gracelino Barbosa, de 2016 a esta parte, mas o medalhado continua a reclamar pelos feitos.

Em “nota de esclarecimento público”, enviado esta quarta-feira à Inforpress, o Instituto do Desporto (IDJ) considera que a reclamação de Gracelino Barbosa em como “não tem sido apoiado por nenhuma instituição pública não corresponde aos factos”.

“De 2016 a esta parte, os serviços centrais do desporto em Cabo Verde têm apoiado todos os movimentos desportivos em Cabo Verde, como nunca antes foi feito e o atleta medalhado Gracelino Barbosa tem recebido apoios claros e assertivos, de várias formas, tanto na logística, como em recursos humanos e financeiros”, esclarece na missiva.

Os prémios atribuídos ao atleta medalhado Gracelino Barbosa, até agora, foram no valor total de 7.500 contos, especifica a fonte, explicitando que deste montante 3.500 contos foram disponibilizados, directamente, na conta bancária do atleta, e 4.000 contos disponibilizados ao Comité Paralímpico de Cabo Verde, na sua conta bancária.

Quanto aos apoios para preparação das competições, lê-se nesta nota que, de um total de 2.496.812 escudos do contrato-programa assinado com o Comité Paralímpico de Cabo Verde, 792.000 escudos “foram destinados ao atleta medalhado Gracelino Barbosa para preparação das participações nas competições, adentro do Programa Bolsa Jovem, recebidos em duas tranches.

Ainda assim, o IDJ afiançou que “em momento algum, o atleta medalhado Gracelino Barbosa ou o movimento paralímpico que o tem representado, cumpriu, escrupulosamente, os requisitos ali plasmados, mas que, os serviços públicos desportivos têm apoiado, conforme as condições que dispõe, para que a representação seja feita de forma digna e reconhecida pelos cabo-verdianos, no País e na Diáspora.

O IDJ “insta aos movimentos associativos de desporto adaptado nacional, nomeadamente, a FECADA e o Comité Paralimpico de Cabo Verde” para juntos, “esclarecer de uma vez por todas a opinião pública, comprovando os apoios disponibilizados”.

Gracelino Barbosa sagrou-se recentemente campeão do Mundo dos 400 metros barreiras e 110 metros barreiras no Campeonato do Mundo e o correspondente título mundial de Para-Atletismo, em  Bydgoszcz (Polónia).

SR/ZS

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos