IDC-África reforçada com entrada efectiva de mais quatro partidos políticos

Cidade da Praia, 08 Set (Inforpress) – A Internacional Democrata do Centro – África (IDC-África) conta, a partir de hoje, com mais quatro partidos políticos africanos, reforçando assim a maior família política do mundo, anunciou hoje o presidente Ulisses Correia e Silva.

A medida saiu da reunião do comité executivo e da conferência sobre “Instabilidade política do Sahel que aconteceu hoje, à margem da reunião da Internacional Democrata do Centro África (IDC-África), que decorre na Cidade da Praia, hoje e sábado sob a presidencia do Movimento para a Democracia (MpD).

“Reforçamos a IDC-África com a entrada de mais quatro partidos políticos efectivos, nomeadamente, do Tchade, do Senegal, da Somália e do Burkina Faso além de um membro observador, um partido de Moçambique”, disse.

Com esta medida, segundo avançou, a maior família política internacional saiu mais reforçada para continuar a crescer não só no continente africano, mas também na Europa, América Latina e na Ásia.

Tendo em conta que os partidos pertencentes à IDC-África têm membros e deputados no parlamento Pan-africano, decidiu-se criar um grupo Pan-africano da IDC-África para ser um órgão de concertação política relativamente aos valores, princípios e a acção política concertada no parlamento africano.

Entre as medidas, consta também a criação da juventude IDC-África que terá representação de juventudes partidárias dos diversos partidos que compõem a organização.

Acrescentou que ficou decidida ainda a criação de um observatório eleitoral da IDC-África com o intuito de reforçar o sistema eleitoral em África para combater e evitar situações de fraude, criar instituições mais fortes para prevenir os conflitos e aumentar a confiança dos cidadãos nos sistemas eleitorais.

Por outro lado, sublinhou que a IDC-África pode e deve fazer a influenciação sendo que representa os partidos políticos e tem voz e capacidade de criar um quadro que possa dar seguimento àquilo que são as dificuldades que existem hoje relativamente aos processos eleitorais.

A conferência de imprensa contou com a presença do Presidente da IDC Internacional, Andrés Prastana.

A reunião da IDC- África, sob presidência do Movimento para a Democracia (MpD), contou com a participação de mais de 50 participantes, entre líderes políticos, académicos e outras personalidades de 15 países.

Para além da “Instabilidade Política em África” tem como tema de destaque a “Digitalização e Inteligência Artificial”.

AV/HF

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos