Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

ICIEG participa no Open Day Regional de género, mulheres, juventude, paz e segurança a decorrer na Guiné-Bissau

Cidade da Praia, 22 Nov (Inforpress) -A Presidente do Instituto para Igualdade e Equidade do Género, Marisa Carvalho, participa esta terça-feira, 23, na Guiné-Bissau, no Open Day Regional de gênero, mulheres, juventude, paz e segurança 2021.

O encontro, que é promovido pelo Governo guineense, Comissão da CEDEAO e escritórios regionais da ONU Mulheres, visa a discussão e partilha de boas práticas sobre a implementação eficaz da resolução 1325 do Conselho de Segurança das Nações Unidas, na África Ocidental e Sahel.

Conforme uma nota de imprensa, este ano as participantes do encontro vão definir as acções e iniciativas prioritárias a serem realizadas, com vista a melhorar os resultados e o impacto da implementação da Resolução 1325 (de 2000) sobre mulheres, paz e segurança na região.

A mesma fonte adianta ainda que esta jornada será também uma oportunidade para discutir novas iniciativas e abordagens apropriadas para direcionar os esforços de prevenção, gestão e consolidação da paz e resolução de conflitos, com vista a adquirir os meios para acelerar a implementação do programa “mulheres, paz, segurança”, no Oeste da África e no Sahel.

O Open Day Regional de énero, mulheres, juventude paz e segurança é um evento anual lançado em 2010, e tem como principal objectivo engajar o diálogo com mulheres e jovens líderes na região sobre desafios e sinergias para a efectiva implementação da resolução 1325 (2000) do Conselho de Segurança das Nações Unidas e subsequentes resoluções sobre Mulheres, Juventude, Paz e Segurança na África Ocidental e no Sahel.

Tem funcionado como uma plataforma na qual mulheres líderes podem falar directamente com altos funcionários da ONU a nível do seu país, podendo compartilhar as suas experiências, preocupações e prioridades para resolver conflitos e aumentar a segurança.

MJB/JMV
Inforpress/fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos