ICIEG assina protocolo com FCF para envolver “Tubarões Azuis” no combate à VBG

Cidade da Praia, 25 Nov (Inforpress) – O Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género (ICIEG) e a Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF) assinaram hoje um protocolo de parceria que envolve a selecção nacional no combate a violência baseada no género (VBG).

O protocolo, rubricado entre os presidentes das respectivas instituições, Rosana Almeida (ICIEG) e Mário Semedo (FCF), marca a assinalação do Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres e o início da campanha 16 Dias de Activismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, promovida pelas Nações Unidas anualmente.

No acto da assinatura do protocolo, que teve lugar na sede das Nações Unidas, na Praia, a presidente do ICIEG realçou que, em Cabo Verde, os “Tubarões Azuis” fazem parte de um grupo de maior impacto para a divulgação da campanha de sensibilização pela eliminação da violência contra as mulheres.

“O facto de serem rapazes e porque estamos a trabalhar contra masculinidade tóxicas por parte dos rapazes, fomos ter com quem melhor pode nos ajudar nesta matéria”, disse, sublinhado, por outro lado, que o futebol é um meio bom de ajuda ao combate à violência.

O protocolo, segundo disse, vai permitir que cada um faça a sua parte na luta pela eliminação da violência contra as mulheres.

Mesmo anotando que a violência baseada no género no país esteja a diminuir, Rosana Almeida lembrou que com o confinamento houve mais hipóteses de violência contra mulher, o que acabou por levar a um aumento ligeiro de casos no arquipélago, enquanto no mundo os números dispararam.

Segundo o presidente da FCF, Mário Semedo, a selecção nacional de futebol nesta campanha vai, sobretudo, incidir na divulgação de mensagens que incentivam as pessoas a promoverem a igualdade do género e a desencorajar a sociedade na violência contra a mulher.

“A mediatização dos jogadores de futebol e da selecção nacional garantirão alguma eficácia na veiculação dessas mensagens. Aonde estiveram, além da divulgação das mensagens, cada um, fará da sua forma a difusão desta campanha”, asseverou.

Neste mais um dia internacional de eliminação de violência contra mulher, o ICIEG enquanto instituição focada na promoção da igualdade de género e da cultura da não violência, focou nos homens querendo transformá-los em verdadeiros embaixadores da igualdade de género no país.

O ICIEG, que tem apostado na promoção das masculinidades positivas, pretende utilizar todas as ferramentas de comunicação para a divulgação de mensagens que visam combater estereótipos de género.

Os padrinhos desta campanha escolhidos pelo ICIEG e pela FCF são a coordenadora residente das Nações Unidas em Cabo Verde, Ana Patrícia Graça, e o embaixador dos Estados Unidos da América na Praia, Jeff Dagles.

Os 16 Dias de Activismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres é uma campanha anual e internacional que tem início no dia 25 de Novembro, Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, e vai até 10 de Dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.

PC/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos