Cidade da Praia, 23 Mai (Inforpress) – O Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA) lança no dia 04 de Junho o “Guia de Comunicadores”, um documento que visa dotar os jornalistas de mecanismo de trabalho no combate a violência sexual contra crianças.
Em declarações à imprensa, a presidente do ICCA disse tratar-se de um documento que irá ajudar a instituição na implementação do Plano do Combate ao Abuso Sexual (2017/2019).
O mesmo surgiu depois da acção de capacitação dos profissionais dos meios de comunicação social em matéria jornalística para a prevenção e o combate a violência sexual contra crianças e adolescente.
Segundo Maria José Alfama, parte deste guia foi elaborada pelos jornalistas cabo-verdianos aquando da produção da Carta de Princípios em que se comprometem a trabalhar as informações ligadas à violência sexual contra crianças e adolescentes com mais rigor e visibilidade.
A carta, na altura foi elaborada pelos 30 participantes da formação, e contém 10 itens que reforçam o compromisso dos jornalistas com a causa.
Estes compromissos assumidos na Carta de Princípios dos Jornalistas tinham como objectivo estabelecer padrões éticos do jornalismo para tratar temas que envolvam crianças, incentivar os media a promover os seus direitos e a dar-lhes voz.
PC/CP
Inforpress/Fim