ICCA cria equipa para acabar com situação de crianças a pedir dinheiro na rua nesta época festiva (c/áudio)

Cidade da Praia, 14 Dez (Inforpress) – O Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA) está a criar uma equipa de sensibilização em vários municípios do país, com vista a erradicar a situação de crianças a pedir dinheiro na rua nesta quadra festiva.

A informação foi avançada hoje à Inforpress, pela presidente Maria José Alfama, ao ser abordada sobre a questão do aumento de número de crianças na rua a dar boas festas nas portas das lojas, restaurantes e bares, espaços comercias, entre outros lugares no centro da cidade da Praia.

Segundo esta responsável, sob esta capa de dar boas festas na verdade as crianças estão a pedir dinheiro para satisfazer as suas necessidades e esta questão tem preocupado o ICCA.

“Para além de comer ‘fatiota’ (guloseimas), acredito que fazem outras coisas, porque nós sabemos que existem crianças que consomem álcool e algumas até já consomem drogas, então é preciso tomar atenção”, alertou.

Para resolver esta questão, informou, constituiu-se três equipas, na cidade da Praia, mas a orientação é nacional, que vão realizar acções de sensibilização junto das crianças e dos adolescentes, dos gerentes e dos proprietários das casas comercias.

Para além da criação destas equipas, Maria José Alfama informou que estão a fazer um trabalho junto das entidades (polícia, fiscais) que fazem parte do sistema de protecção e ainda estão a pedir a colaboração de todos os parceiros, desde a família, os professores e a sociedade civil.

“Estaremos, portanto, junto com mais de meia dúzia de instituições a trabalhar essa questão de erradicarmos as crianças das ruas, porque as ruas constituem espaço de riscos para as crianças e os adolescentes”, advertiu.

AM/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos