Cidade da Praia, 14 Dez (Inforpress) – O Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA) está a criar uma equipa de sensibilização em vários municípios do país, com vista a erradicar a situação de crianças a pedir dinheiro na rua nesta quadra festiva.
A informação foi avançada hoje à Inforpress, pela presidente Maria José Alfama, ao ser abordada sobre a questão do aumento de número de crianças na rua a dar boas festas nas portas das lojas, restaurantes e bares, espaços comercias, entre outros lugares no centro da cidade da Praia.
Segundo esta responsável, sob esta capa de dar boas festas na verdade as crianças estão a pedir dinheiro para satisfazer as suas necessidades e esta questão tem preocupado o ICCA.
“Para além de comer ‘fatiota’ (guloseimas), acredito que fazem outras coisas, porque nós sabemos que existem crianças que consomem álcool e algumas até já consomem drogas, então é preciso tomar atenção”, alertou.
Para resolver esta questão, informou, constituiu-se três equipas, na cidade da Praia, mas a orientação é nacional, que vão realizar acções de sensibilização junto das crianças e dos adolescentes, dos gerentes e dos proprietários das casas comercias.
Para além da criação destas equipas, Maria José Alfama informou que estão a fazer um trabalho junto das entidades (polícia, fiscais) que fazem parte do sistema de protecção e ainda estão a pedir a colaboração de todos os parceiros, desde a família, os professores e a sociedade civil.
“Estaremos, portanto, junto com mais de meia dúzia de instituições a trabalhar essa questão de erradicarmos as crianças das ruas, porque as ruas constituem espaço de riscos para as crianças e os adolescentes”, advertiu.
AM/ZS
Inforpress/Fim