Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

ICAO considera histórica conferência que reúne pela primeira vez ministros africanos do turismo e do sector aéreo

Santa Maria, 28 Mar (Inforpress) – O presidente do conselho da Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO) considera histórica a realização da I Conferência Ministerial, que reúne pela primeira vez ministros africanos do sector do turismo e da aviação civil, num país africano.

Olumuyiwa Bernard Aliu fez essas declarações na ilha do Sal onde decorre a I Conferência Ministerial sobre turismo e transportes aéreos em África, destacando a disponibilidade de Cabo Verde em receber essa “importante” reunião.

“Em países como Cabo Verde devemos aumentar a conectividade entre nós, no continente africano. Do nosso ponto de vista, o turismo e os transportes aéreos demonstram constrangimentos a nível de capacidade de acesso ao financiamento para investimentos e modernização de infraestruturas, facilitação de vistos, entre outros aspectos de importância vital para o desenvolvimento sustentável dos Estados africanos”, exteriorizou.

Considerando o crescimento demográfico e a grande percentagem de tráfego no continente, Olumuyiwa Bernard Aliu alvitrou que o mercado africano tem maior potencial para o desenvolvimento de todas as regiões.

“O tráfego global é de 4.1 milhões de passageiros e espera-se duplicar essa cifra nos próximos anos, devendo crescer, anualmente, em 4.3 até 2035”, anteviu, acautelando a adopção de políticas estruturantes, para fazer face à demanda, aumentar e melhorar a conectividade dos transportes aéreos no continente.

Para o representante da ICAO, as economias só serão estimuladas com o livre acesso, circulação das pessoas, africanos, nos diferentes Estados do continente.

“O turismo da África depende altamente da segurança, da protecção das vidas africanas. O crescimento do sector da viação civil é muito importante para aumentar o turismo, portanto é importante termos transportes e conexões confiáveis. Espero que haja uma melhoria continuada”, observou, apontando Cabo Verde como exemplo, que, conforme salientou, tem feito um “óptimo trabalho” nesse sentido.

“Cabo Verde está a avançar nesse sentido, com vistos de entrada e passaporte electrónico. Estamos a ver que está em conformidade com os padrões exigidos pela Organização internacional da Aviação Civil”, sublinhou.

Olumuyiwa Bernard Aliu finalizou, augurando resultados palpáveis com vista a aumentar a conectividade aérea, promovendo, desta feita, o comércio em África.

SC/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos