I Recenseamento dos Estabelecimentos Turísticos arranca hoje e a meta é registar mais de dois mil estabelecimentos

Cidade da Praia, 06 Dez (Inforpress) – O Instituto Nacional de Estatística (INE) deu início hoje à recolha de dados no âmbito do I Recenseamento dos Estabelecimentos Turísticos e a meta é de recensear mais de dois mil estabelecimentos em todo o território nacional.

De acordo com a coordenadora da operação, Olga Cruz, o principal objectivo é de georreferenciar e recensear todos os estabelecimentos turísticos e empresas ligadas ao sector do turismo em Cabo Verde.

“A nossa base de dados tem cerca de dois mil e tal empresas com actividade principal a nível do sector do turismo, mas existem outras com actividades secundárias”, disse em declarações à Inforpress.

No total, vão estar no terreno cerca de 60 agentes recenseadores e supervisores suportados por uma equipa técnica que vão contactar todas as empresas e estabelecimentos turísticos que exerçam a actividade deste sector em Cabo Verde, registadas ou não, e que sejam visíveis.

Segundo Olga Cruz, a recolha de dados será feita mediante a utilização de um método misto integrado por entrevista directa, através de aplicação de um questionário comum, usando o tablet, e após a entrevista, serão entregues/deixados questionários detalhados para o posterior preenchimento pelos responsáveis dos respectivos estabelecimentos ou empresas.

Nas zonas rurais, os questionários detalhados serão preenchidos em simultâneo pelo agente recenseador.

Durante o recenseamento serão georreferenciados e recenseados todas as empresas e estabelecimentos turísticos, mormente as boutiques localizadas dentro dos hotéis e comércio a retalho de artigos de segunda mão, em estabelecimentos especializados (artesanatos).

Transportes marítimos de passageiros, transportes aéreos de passageiros, estabelecimentos hoteleiros, parques recreativos, parques de caravanas e parques de campismo; outros locais de alojamento; restaurantes; estabelecimentos de bebidas; aluguer de veículos automóveis, são outras áreas abrangidas por esta operação.

Este recenseamento, conforme a mesma fonte, está a ser realizado pelo INE conjuntamente com o Ministério do Turismo e Transportes.

A recolha de dados arrancou hoje nas ilhas de São Vicente, Santo Antão, Santiago, Maio, Fogo e Brava. Na quarta-feira será nas ilhas do Sal, Boa Vista e São Nicolau devendo prolongar-se até ao dia 30 de Dezembro.

A coordenadora da operação aproveitou para apelar à colaboração de todos os responsáveis das empresas e estabelecimentos do turismo, fornecendo informações necessárias para se conhecer, de forma actualizada, a real contribuição do sector do turismo em Cabo Verde.

AT/MJB//CP Inforpress/fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos