Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Hungria interessada em estreitar relações com Cabo Verde a nível das ligações aéreas e das tecnologias

Cidade da Praia, 08 Jun (Inforpress) – A Hungria está interessada em estreitar as relações de cooperação com Cabo Verde a nível das ligações áreas, tendo em vista o desenvolvimento do turismo, e também na área das tecnologias de conhecimento.

Este interesse foi manifestado no quadro da visita que o ministro húngaro dos Negócios Estrangeiros e Comércio, Péter Szijjártó, realiza hoje a Cabo Verde.

“Senhor ministro disse nas conversas bilaterais que tivemos que será importante estreitar as relações a nível das ligações aéreas com os nossos dois países para desenvolver o turismo com as empresas húngaros e cabo-verdianas e ainda investimentos em áreas das tecnológicas de conhecimento – por exemplo o registo e emissão de documentos”, disse o ministro dos Negócios Estrangeiros de Cabo Verde, Rui Figueiredo Soares, após um primeiro encontro com seu homólogo húngaro.

O ministro húngaro veio à cidade da Praia proceder à entrega de 100 mil doses de vacina contra a covid-19 e assinar um acordo de empréstimo no valor 35 milhões euros para financiamento do projecto de mobilização de água e cuja implementação também contará com o envolvimento de empresas húngaras.

“As empresas húngaras vão participar na modernização das maiores estações de tratamento de água de Cabo Verde. Gostaríamos que a União Europeia seguisse o exemplo húngaro oferecendo uma ajuda real e verdadeira para Cabo Verde, assinando também o acordo bilateral de parceria com a República de Cabo Verde”, manifestou.

Para além da Saúde e Economia, outra área dominante da cooperação entre os dois países é a educação.

O governante da Hungria realçou a sua satisfação com a possibilidade da continuidade   da formação de professores de música cabo-verdianos segundo o método ‘Kodály’ de aprendizagem musical e com facto de mais de 70 estudantes cabo-verdianos concorrerem às 20 bolsas que anualmente a Hungria disponibiliza a Cabo Verde.

Esta é a terceira visita de Péter Szijjártó a Cabo Verde, facto que na sua perspectiva demonstra a dedicação deste país Europeu no aprofundamento das relações de cooperação com Cabo Verde.

Em 2019 o arquipélago recebeu a visita do primeiro-ministro, Viktor Orban, que resultou na assinatura de acordos bilaterais importantes em sectores económicos e educação.

A visita do ministro dos Negócios Estrangeiros e Comércio, iniciada na madrugada de hoje, termina esta tarde.

A delegação integra representantes de instituições bancárias, empresários e altos funcionários públicos da Hungria.

Para além do encontro bilateral com o seu homólogo, o governante da Hungria efectuou visitas de cortesia ao Primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva e ao Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca.

MJB/AA

Inforpress/Fim 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos