Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Human Rights Watch apela à Turquia para tomar medidas contra tortura

Washington, 29 Jul (Inforpress) – A organização Human Rigths Watch apelou hoje às autoridades turcas para que tomem medidas contra supostos casos de tortura e maus tratos levados a cabo pelas forças policiais em Istambul e no sudeste do país.

“Existem provas credíveis que mostram que a polícia turca e as milícias cometeram sérios abusos em pelo menos 14 pessoas tendo-se registado seis incidentes em Diyarbakir (sudeste) e em Istambul nos últimos dois meses”, refere Human Rights Watch (HRW) em comunicado.

De acordo com a organização não-governamental com sede em Washington os casos são “acompanhados de uma vaga de detenções violentas, agressões e outros tipos de abusos”.

A HRW apela às autoridades turcas no sentido de serem tomadas medidas sobre o assunto.

Em junho o Parlamento turco adotou um projeto-lei controverso que reforça consideravelmente os poderes relacionados com o poder das milícias.

Estes grupos (bekçi em turco) patrulham as ruas durante a noite, têm os mesmos poderes de um corpo policial e usam armas de fogo.

Nos casos referidos pela HRW, os polícias e os membros das milícias entram em residências e atacam pessoas com armas e cães havendo relatos de situações muito graves.

Tom Porteous, vice-diretor da HRW diz que se trata de uma “situação inaceitável”.

Inforpress/Lusa

Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos