Hospital Universitário Agostinho Neto lança projecto de certificação do Banco de Leite Humano

Cidade da Praia, 27 Jan (Inforpress) – Garantir a disponibilidade e a oferta de leite humano em condições de segurança é o que pretende o HUAN com o projecto de certificação do Banco de Leite Humano, cujo lançamento ocorreu hoje na cidade da Praia.

Ao presidir ao acto de lançamento oficial deste projecto com a NP EN ISSO 9001:2015, o presidente do conselho de administração do Hospital Universitário Agostinho Neto (HUAN), Imadoeno Cabral, afirmou que com este projecto novos desafios emergem, nomeadamente o peso da mortalidade neonatal precoce, que representa neste momento mais de 60% dos óbitos que ocorrem até um ano de idade.

“Os dados estatísticos nos mostram também que nos últimos anos as causas da mortalidade neonatal precoce estão fortemente alinhadas a dois factores, sendo o primeiro, a prematuridade, e o segundo, o baixo peso. E é exactamente neste contexto que o Banco de Leite deste hospital se enquadra, para uma resposta técnica e institucional de modo a garantir a sobrevivência dos recém-nascidos”, contextualizou.

Segundo este responsável, o conselho de administração do HUAN assumiu este desafio de iniciar o processo de certificação do serviço do Banco de Leite Humano com as normas internacionais recomendadas pela ISSO, tendo em consideração os recursos humanos qualificados, os equipamentos apropriados e o mapeamento dos processos.

Cabo Verde nos últimos anos, prosseguiu, teve grande melhoria no que tange à redução da mortalidade infantil graças à implementação de várias acções, de entre as quais a implementação do Banco do Leite (BLH-HAN), que é o único em Cabo Verde neste momento e primeiro em África.

“E isto representa para nós um orgulho, mas sobretudo tratando-se de uma área muito sensível, a neonatal e outros aspectos que tem que ver com a segurança alimentar, e temos, neste momento, uma colheita de mais de 400 litros de leite”, avançou.

Por sua vez, a representante da OMS, Edite Pereira, destacou que a organização tem lançado aos países instrumentos para a melhoria da qualidade da atenção materna neonatal e infantil, dos quais Cabo Verde faz parte.

“A OMS tem elaborado instrumentos de apoio aos países para essa melhoria da qualidade, como a questão da segurança alimentar, a implementação do HCCP é fundamental, pois com isso podemos ver que a qualidade do produto que a pessoa vai ingerir estará em óptimas condições”, afirmou.

Acredita, no entanto, que a implementação do HCCP no Banco do Leite Humano, trará “de certeza” mais confiança de quem vai consumir o produto, sublinhando a disponibilidade e o empenho da OMS em apoiar o HUAN neste processo de certificação do Banco de Leite Humano, assim como em outras áreas que vierem a ser identificadas.

O embaixador da República Popular do Brasil aproveitou a oportunidade para  parabenizar todos os envolvidos nesta iniciativa “auspiciosa” de levar a cabo um projecto de certificação da qualidade do Banco de Leite Humano do Hospital Agostinho Neto, recordando que a implementação deste Banco é fruto de uma cooperação do governo brasileiro, através da Agência Brasileira de Cooperação, do Ministério das Relações Exteriores do Brasil.

“Então ao longo destes 10 anos tive o privilégio de poder participar no ano passado da cerimónia de comemoração dos 10 anos da implementação do Banco, agora temos este desdobramento, e, portanto, almejamos todo o êxito deste projecto, mormente o selo da certificação da qualidade do Banco de Leite”, declarou.

Lembrou ainda que há uma segunda fase do projecto por desenvolver, que é a instalação e implementação do Banco de Leite no Mindelo, a ser realizado assim que possível, realçando que os indicadores do projecto ao longo destes 10 anos são extraordinários.

O BLH-HAN na cidade da Praia foi inaugurado no dia 01 de Agosto de 2011, com o propósito de ser o serviço especializado, responsável por acções de promoção, protecção e apoio ao aleitamento materno.

ET/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos