Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Hospital Regional Santa Rita Vieira inaugura sala de radiologia com equipamentos modernos (c/áudio)

Assomada, 02 Jul (Inforpress) – O Hospital Regional Santa Rita Vieira (HRSRV), em Santiago Norte, disponibiliza aos pacientes, a partir de hoje uma sala de radiologia com equipamentos de raio X novos e modernos, sendo um fixo e outro móvel.

A sala inaugurada dispõe de dois equipamentos modernos, que além de resultados mais rápidos vão proporcionar melhor qualidade de imagem e são mais cómodos tanto para o paciente como para os operadores. segundo a presidente do conselho de administração (PCA) do HRSRV, Ludmilde de Pina.

A inauguração do espaço foi co-presidida pelo ministro da Saúde, Arlindo do Rosário, e pela representante da OMS (Organização Mundial da Saúde), a nutricionista Edith Pereira, instituição que ofereceu também um camião auto-tanque ao hospital.

Além de permitir a execução de novas técnicas, que antes não eram possíveis, a PCA do HRSRV avançou que os equipamentos de raio X instalados vão permitir a realização de radiologias mesmo estando o doente na enfermaria e na sua cama, através do aparelho portátil.

É que, segundo ela, isso vai permitir ter um diagnóstico “assertivo” e em tempo útil, e consequente um tratamento e recuperação “mais rápidos”.

Acrescentou ainda que com estes aparelhos “novos e modernos” vão poder ainda realizar radiografias da coluna vertebral.

Em referência ao camião auto-tanque doado pela OMS, Ludmilde de Pina asseverou que o mesmo vai permitir que o hospital tenha autonomia no transporte de água, e ajudar o hospital a solucionar o “grande problema” de abastecimento desse “líquido precioso” a esta estrutura de saúde.

“Os dois actos, indiscutivelmente, trarão melhores resultados no que se refere à prestação de cuidados de saúde à população da Região Sanitária Santiago Norte”, destacou Ludmilde de Pina.

Por sua vez, o ministro da Saúde, que se encontra de visita à região sanitária de Santiago Norte, acredita que estes novos equipamentos na área de radiologia são “fundamentais” e vão ajudar este hospital que presta serviços de cuidados secundário.

Os equipamentos de raio X instalados nos nestas duas estruturas de saúde, são financiados pelo Governo âmbito do projecto belga estimado em nove milhões de euros (cerca de um milhão de contos).

A propósito deste projecto, Arlindo do Rosário assegurou que o mesmo está a ser “muito bem implementado” a nível nacional, lembrado que maioria dos 32 centros de Saúde já foi contemplada com equipamentos, e que neste momento o ministério que dirige está no processo de recrutamento de recursos humanos para a manutenção e reparação desses equipamentos.

Além dos equipamentos de raio X, informou que estes centros de saúde e hospitais regionais beneficiaram de equipamentos nas áreas fisioterapia, ecografia, saúde oral (estomatologia) e fisioterapia.

“Este reforço da capacidade, da atenção primária no que diz respeito aos exames complementares é fundamental, e o HRSRV recebeu neste âmbito os equipamentos. Hoje sem dúvida o Serviço Nacional de Saúde está muito mais empoderado, e isso também já se traduz na resposta que as estruturas de saúde têm dado a esta situação de pandemia de covid-19”, enfatizou.

Durante a sua estada em Santiago Norte, o ministro Arlindo do Rosário inaugurou também uma sala de radiologia na Delegacia de Saúde do Tarrafal e visitou as obras de construção do Centro de Saúde de Assomada, Santa Catarina, e do Centro de Saúde de São Lourenço dos Órgãos.

FM/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos